Luiz Henrique quer regras ambientais definidas localmente



Cogitado para ser relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do projeto de reforma do Código Florestal, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) defende apresentação de um substitutivo ao texto para atribuir à União apenas a função de traçar princípios gerais e diretrizes da regulação ambiental. Para ele, deve ser transferido aos estados o poder de definir regras para uso dos recursos naturais.

O projeto de reforma do Código Florestal ainda aguarda decisão do Plenário da Câmara, mas será enviado à CCJ logo que chegar ao Senado. Sob a ótica de Luiz Henrique, os principais pontos de divergência entre os deputados - regulação de áreas de reserva legal e de preservação permanente - não deveriam constar do Código Florestal, mas sim de legislação estadual.

Luiz Henrique afirma que, em matéria florestal e de meio ambiente, a Constituição já estabelece que a competência da União se limita a traçar normas gerais. Para ele, a Carta vem sendo desrespeitada com a vigência do atual Código Florestal, pois é uma legislação que define para todo o país regras que deveriam ser fixadas nos estados, conforme as especificidades locais.

Ele considera impossível prever uma regra única para regulação ambiental, devido à diversidade de condições naturais do país. Na opinião do senador, uma norma adequada para um estado pode ser danosa para outro, ocorrendo o mesmo até entre municípios de um mesmo estado.

Quando foi governador de Santa Catarina, Luiz Henrique sancionou o código ambiental do estado, cuja legalidade foi contestada à época pelo Ministério do Meio Ambiente. A escolha do parlamentar como relator na CCJ ainda não foi confirmada pelo presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).



18/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio: regras eleitorais estão definidas

Relatório de Luiz Henrique altera regras de APPs no Código Florestal

Luiz Henrique diz que regras para proteção de nascentes podem mudar

Luiz Henrique quer explicitar poder dos estados na lei florestal

Luiz Henrique quer convergência para votar MP do Código Florestal

Luiz Henrique quer descentralização econômica para incentivar desenvolvimento