Luiz Otávio: Círio de Nazaré é expressão da cultura e da fé de um povo que valoriza a tradição



Autor do requerimento de homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada quarta-feira pelo Plenário do Senado, o senador Luiz Otávio (sem partido-PA), disse que a festa religiosa é uma grande expressão de cultura e de fé de um povo que valoriza a sua tradição. A festa do Círio, que dura 15 dias, é também conhecida como o "Natal do paraense", segundo o senador, e uma forma de confraternização das famílias locais, uma vez que os romeiros chegam do interior para ficar na casa de parentes e a população de Belém praticamente dobra.

O senador fez um breve relato da história do Círio, que começou quando, por volta de 1700, o caboclo Plácido encontrou, às margens do igarapé Murucutu, a imagem da santa, uma réplica da estátua original que se encontra em Portugal, com cerca de 28cm de altura. Depois de Plácido levar a santa para casa e esta retornar várias vezes, de forma misteriosa, os devotos entenderam que o desejo da santa era ficar às margens do Murucutu, onde foi construída a primeira ermida e hoje existe a Basílica de Nazaré.

A festa do Círio, que se repete todos os anos na segunda quinzena de outubro, disse o senador, começa ainda antes das procissões, com a chegada dos romeiros, trazendo o pato, o tucupi e a folha de mandioca para o festivo almoço do Círio. Na noite de sexta-feira, antevéspera da grande procissão, o arcebispo metropolitano de Belém promove a abertura oficial da quadra nazarena. Na noite de sábado, ocorre a trasladação, quando uma réplica da imagem é levada por milhares de fiéis da Capela do Colégio Gentil Bittencourt, em Nazaré, até a Catedral Metropolitana, na Cidade Velha. No dia seguinte, sempre no segundo domingo de outubro, a procissão sai da catedral, conduzindo a imagem da santa até o largo da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Ao aplaudir o discurso de Luiz Otávio, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) disse, em aparte, que a peregrinação do povo paraense transforma cada um deles em mensageiro da fé. O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) afirmou que o Círio é uma convocação ao amor e a fé, no momento em que se assiste a atos de intolerância no mundo.

Luiz Otávio agradeceu a presença na sessão de homenagem ao Círio do jornalista paraense Luís Solano, representante do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, e da deputada federal Elcione Barbalho.

19/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio destaca realização da 212ª edição do Círio de Nazaré

LUIZ OTÁVIO REGISTRA REALIZAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NO PRÓXIMO DOMINGO

Luiz Otávio registra o tombamento do Círio de Nazaré como patrimônio cultural

Senado homenageia Círio de Nazaré

Plenário homenageia Círio de Nazaré

Senado fará homenagem ao Círio de Nazaré