Luiz Otávio destaca inauguração de obras no Pará



A inauguração da segunda linha de transmissão de energia entre a usina hidrelétrica de Tucuruí e a subestação da Eletronorte, em Vila do Conde (PA), e a entrega ao público do complexo da Alça Viária ao redor da região metropolitana de Belém são, na opinião do senador Luiz Otávio (PPB-PA), duas obras que trarão enormes benefícios ao estado do Pará, principalmente para os setores comercial e industrial, que podem ter um crescimento anual de 8% a 10%.

Luiz Otávio observou que a dupla inauguração irá incrementar vários segmentos produtivos, entre os quais o de prestação de serviços e o de transporte de cargas e passageiros. A expectativa é a de que também haja mudança na base produtiva, com novos investimentos em agronegócio, turismo e verticalização da indústria mineral.

O senador informou que a Alça Viária, um complexo de diversas pontes num total de 4,5 quilômetros de extensão, inserido em trecho rodoviário de mais de 70 quilômetros, é o maior projeto de infra-estrutura jamais realizado no Pará. Segundo o parlamentar, além de facilitar o escoamento da produção, o novo complexo viário vai permitir que o percurso Belém-Marabá seja feito em cerca de cinco horas.

Ainda de acordo com Luiz Otávio, a Alça Viária, que custou R$ 246 milhões, desenvolverá o leste paraense, incentivando a permanência da população na região de origem e reduzindo a pressão sobre Belém e o seu respectivo entorno.

- Com a inauguração do complexo viário, espera-se que empresas de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sejam atraídas por esse novo acesso ao porto de Vila do Conde - salientou Luiz Otávio, dizendo que a expectativa é a de que, já em 2003, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tenha um aumento de cerca de R$ 50 milhões.



07/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio destaca eventos realizados no Pará

Luiz Otávio destaca ligações do Pará com Niemeyer

Luiz Otávio destaca plano de zoneamento ecológico do Pará

Luiz Otávio pede retomada de obras do Projeto Alvorada no Pará

Luiz Otávio comemora início de obras financiadas pelo BID no Pará

Luiz Otávio destaca construção da usina de Belo Monte, no Pará