Luiz Otávio diz que Pará é discriminado na distribuição de recursos do orçamento



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) afirmou que o Pará tem sido discriminado pela administração federal na distribuição de recursos do Orçamento da União, sofrendo um processo de estagnação econômica em função da falta de investimentos nas malhas ferroviária e rodoviária que cruzam o estado.

Segundo informou, ao anunciar recentemente a liberação de R$ 1,1 bilhão para investimento na Ferrovia Norte-Sul e na duplicação e recuperação da Rodovia Belém-Brasília (BR-153), o governo planeja beneficiar essas modais de transporte somente a partir da divisa com o Maranhão.

- O projeto inicial da Ferrovia Norte-Sul prevê seu traçado até Belém, como podemos admitir que o estado fique fora dessa matriz ferroviária? - questionou.

Luiz Otávio acrescentou que as rodovias federais em território paraense encontram-se em condições de extrema precariedade, urgindo recuperar longos trechos da Belém-Brasília no estado e concluir a Rodovia Cuiabá-Santarém, "o que faria da região um importante corredor para exportações e daria ao Pará uma importância estratégica no crescimento econômico da Amazônia".

O senador explicou que as obras anunciadas pelo governo federal, conforme divulgou o jornal Folha de S. Paulo, têm o objetivo de garantir o acesso das regiões produtoras do Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul, à Estrada de Ferro Carajás e ao Porto de Itaqui, no Maranhão. A decisão, disse o senador, baseia-se, no fato de que os portos de Santos e do Rio de Janeiro estão saturados, podendo comprometer o escoamento da produção brasileira destinada ao mercado externo. Segundo ele, o empresariado paraense está inconformado com a exclusão do Pará na complementação dessas grandes obras governamentais.

Para o senador, isso desenha, num futuro próximo, um profundo definhamento da economia local por força do estrangulamento da logística de transportes. Ele lembrou que o governo já havia excluído os portos paraenses do seu plano estratégico de investimentos. O parlamentar acrescentou, que, embora a recuperação e conclusão de rodovias no Pará venha a ter custos elevados, "as estradas já foram implementadas e não podem ser esquecidas".

Por outro lado, Luiz Otávio informou que o Ministério dos Transportes está firmemente empenhado em aplicar integralmente R$ 69,5 milhões na conclusão das eclusas de Tucuruí, com recursos orçamentários liberados no começo deste semestre.



05/11/2004

Agência Senado


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