Luiz Otávio quer que mutuário devedor possa comprar imóvel em leilão



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) informou, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (8), que apresentou projeto permitindo que mutuários devedores do sistema de habitação possam participar dos leilões dos próprios imóveis. Atualmente, disse o senador, a pessoa que perde um imóvel por falta de pagamento é impedida de participar do leilão de venda desse bem.

- Todos os dias assistimos a invasões de conjuntos habitacionais por pessoas que não têm capacidade de cumprir com os contratos de financiamento, principalmente tendo em vista os altos índices de reajuste que inviabilizam o cidadão a manter-se em dia em seus pagamentos. Se no leilão qualquer um pode comprar o bem, porque a pessoa, que às vezes ainda está no imóvel, não pode comprar? É uma injustiça. Essa modificação fará a Justiça ser mais clara, mais objetiva - afirmou.

Luiz Otávio discordou de afirmação atribuída ao presidente do Senado, José Sarney, na manchete publicada nesta sexta-feira no Jornal do Senado, afirmando que a reforma previdenciária seria aprovada sem modificações por esta Casa. -Essa matéria, principalmente a taxação dos inativos, será uma discussão que acontecerá na Casa e tenho certeza que será para o bem do Brasil-, disse.

Luiz Otávio disse ter certeza de que o PMDB vai discutir no Senado, por meio da sua liderança, a posição que a bancada adotará na condução dessa matéria. O senador lembrou que o Senado sofrerá, como a Câmara, intensa pressão de manifestações populares durante a votação da matéria. Para ele, o consenso, capacidade de negociação, de discussão e de votação do Senado farão que a Casa, cumprindo seu papel constitucional de câmara revisora, discuta e vote as duas reformas, a previdenciária e a tributária.

Em aparte, o senador Eurípedes Camargo (PT-DF) afirmou que o Senado realizará uma discussão no patamar que o Brasil espera dos senadores da República, a fim de contribuir com o resultado final. Ainda em seu discurso, Luiz Otávio manifestou seu pesar à família Marinho e a todo o Brasil pela morte do jornalista Roberto Marinho. -No Pará temos a presença maciça das organizações Globo-, afirmou.

08/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa Ibope mostra que nova classe média quer comprar imóvel e carro

Luiz Otávio quer universidade no sul do Pará

Luiz Otávio quer sede da Eletronorte em Belém

LUIZ OTÁVIO QUER AMPLIAR UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DO FNO

LUIZ OTÁVIO QUER UNIVERSITÁRIOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Luiz Otávio quer planilhas de custos de planos de saúde