LUIZ PONTES ELOGIA PROGRAMAS DE ALEITAMENTO MATERNO NO CEARÁ
De acordo com a pesquisa publicada pela Folha, as mães de Fortaleza amamentam os seus filhos, em média, 77,2 dias, enquanto a média nacional é de apenas 34 dias. Luiz Pontes citou também os dados fornecidos pelo secretário de Saúde do Ceará, Anastácio de Souza, segundo o qual houve um crescimento de 72% no número de mães que amamentam seus filhos até os seis meses de idade.
- Se o Ceará tem o que comemorar, ainda há muito a fazer, já que o ideal é todas as mães amamentem por 180 dias - afirmou o senador, reconhecendo que as mulheres estão compreendendo a importância do aleitamento para a saúde das crianças, já que no interior do estado, 85% das mães amamentam seus filhos até o sexto mês. Pontes salientou que a prática é benéfica não somente para os bebês, mas para as próprias mães, que passam a ter menos possibilidade de desenvolver câncer de mama e de ovário e de adquirir osteoporose.
Dentre os programas elogiados por Luiz Pontes, estão o Amigo da Criança e o Carteiro Amigo. O primeiro se refere ao título conferido ao hospital que incentiva a amamentação. O outro é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Através deste programa, os carteiros se tornam agentes multiplicadores de campanhas educativas de incentivo ao aleitamento. Segundo o senador, 84% dos carteiros do Nordeste participam do programa, tendo distribuído 380 mil impressos.
O senador lembrou ainda que a região do país que apresenta a média de aleitamento mais baixa é a Sudeste, e a que tem o melhor desempenho é a Região Sul.
31/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Pontes volta ao Senado e faz balanço positivo do governo do Ceará
Luiz Pontes acusa governo de apropriação indevida de programas sociais
Luiz Pontes elogia lei que permite pagamento imediato de dívidas com aposentados
Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno
Aleitamento Materno é tema de campanha no País
Cidades que apoiam aleitamento materno são premiadas