Luiz Pontes homenageia os 50 anos do Grupo Edson Queiroz



Ao homenagear o Grupo Edson Queiroz pelo transcurso dos 50 anos de sua criação, o senador Luiz Pontes (PSDB-CE) destacou que, além da contribuição do conglomerado empresarial aos cofres públicos do Ceará e do país por meio de um dos mais expressivos índices de arrecadação tributária, o grupo também é responsável por uma importante parcela de investimentos nas áreas social, tecnológica, agropecuária, educacional e de comunicação.

De acordo com Pontes, as 16 empresas que compõem o grupo são responsáveis por algo em torno de 14 mil empregos diretos e, entre impostos e contribuições, chega-se a valores anuais da ordem de R$ 255,5 milhões. As contribuições aos programas sociais totalizaram, somente em 2000, a cifra de R$ 181,2 milhões, representando garantia salarial e assistencial a um contingente de trabalhadores equivalente à população de muitos municípios cearenses - registrou o senador.

As atividades empresariais do grupo estendem-se por todo Brasil, de modo que, segundo Pontes, "é quase impossível encontrar um ponto do território nacional em que um de seus produtos ou um reflexo de seus serviços não se faça presente". O grupo atua desde a distribuição de gás liqüefeito, abastecendo mais de 40 milhões de consumidores, à metalurgia, agropecuária, agroindústria e comunicação social. Duas marcas de água mineral do grupo respondem por 20% do mercado brasileiro.

No campo da educação, Pontes ressaltou o trabalho da Fundação Edson Queiroz que, mediante a Universidade de Fortaleza (Unifor), ministra 28 cursos e já formou mais de 30 mil profissionais. Além disso, a Fundação cria e mantém grupos de coral, patrocina atletas em esportes de expressivo caráter competitivo e apóia a Orquestra Sinfônica de Fortaleza.

- Em menos de quatro décadas, Edson Queiroz consolidou um grupo que, se hoje não tem a sua presença física - tirada trágica e prematuramente num acidente aéreo, em 1982 -, tem sua marca de pioneirismo e conceito de responsabilidade, mantidos pela dedicação dos que lhe sucederam, comandados pelo pulso forte e pelo determinismo de dona Yolanda Queiroz, que superou a dor da perda na idealização e execução de novas conquistas - concluiu o senador.

27/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ PONTES COMEMORA OS 27 ANOS DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

SENADO HOMENAGEIA RACHEL DE QUEIROZ PELOS SEUS 90 ANOS

Marco Maciel pede voto de pesar por falecimento de Edson Queiroz Filho

Sarney lembra dedicação de Edson Queiroz, fundador da TV Verdes Mares, pelo Ceará

Senado homenageia 70 anos do Grupo Bandeirantes

ADEMIR HOMENAGEIA 50 ANOS DE CRIAÇÃO DO GRUPO YAMADA