Lula deve explicação à sociedade sobre atitude de ministro, afirma ACM



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) aconselhou nesta sexta-feira (7) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a, tão logo retorne da viagem à África, dar uma explicação à sociedade sobre os episódios envolvendo -a barbaridade- ocorrida contra os aposentados com mais de 90 anos, que tiveram os seus benefícios suspensos e foram obrigados a comparecer aos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para se recadastrar. Do contrário, observou, -o presidente Lula também passará a ser um dos culpados pelo ocorrido-.

- O que o ministro Ricardo Berzoini fez prejudicou em muito a imagem de Lula. Determinações como essa não podem ser colocadas em prática sem a anuência do presidente da República. Tenho a certeza de que ele, antes de adotar a medida, não ouviu o presidente e, por isso, não pode continuar como ministro - disse Antonio Carlos.

Para o senador, um governo que possui nada menos do que 36 ministros está sujeito a situações como essa, em que decisões importantes são tomadas sem que o próprio presidente tome conhecimento antecipado delas. Por isso, também aconselhou Lula a fazer uma reforma ministerial, em que o enxugamento na máquina administrativa esteja em primeiro lugar.

Antonio Carlos advertiu que, por mais que Lula tenha apoio popular, atos como o praticado pelo ministro irão afetar, num futuro próximo, o governo. E disse que a decisão de Berzoini mostra que o Executivo não está promovendo a dignidade ao ser humano, -principalmente para aqueles que acreditaram que esse seria um governo dos sonhos-.



07/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que "história ainda deve explicação sobre a Varig"

(Flash) - Ministro da Educação afirma que programa Universidade Cidadã é uma vitória da sociedade

Ministro da Educação diz que País deve se preparar para a sociedade do conhecimento

Sociedade precisa acompanhar negociação sobre a Alca, afirma Bahadian à CRE

Arthur Virgílio lê explicação de Antero e propõe aplauso a FHC e Lula por decisão da OMC

Mão Santa critica atitude de ministro da Previdência