Lula promoveu espetáculo de crescimento dos lucros dos bancos, diz José Jorge
O senador José Jorge (PFL-PE) disse nesta quarta-feira (18) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falhou na sua promessa de promover "o espetáculo do crescimento econômico". O que se viu em 2003, segundo o parlamentar, foi um espetáculo de crescimento do lucro dos bancos, que chegou a 6,7% na soma das sete maiores instituições, atingindo R$ 13,39 bilhões.
Citando reportagens publicadas nesta quarta, José Jorge chamou a atenção para o fato de que bancos como o Itaú obtiveram lucro de R$ 3,1 bilhões. Esse desempenho contrariou a expectativa de que o governo Lula não seria bom para os bancos, em razão da histórica aversão do PT ao setor financeiro.
- O pior é que esse lucro foi produzido pelas altas taxas de juros fixadas pelo governo para consertar a economia, sem, no entanto, consertá-la - lamentou o senador.
Para os trabalhadores, o resultado foi exatamente o oposto, conforme assinalou José Jorge. Ele observou que no ano passado, em razão do crescimento econômico próximo de zero, houve queda no emprego, especialmente na indústria, e aumento do desemprego.
18/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
O chamado "espetáculo do crescimento" só tem beneficiado os bancos, diz Mesquita Junior
José Agripino compara lançamento do PAC ao anúncio do "espetáculo do crescimento"
Raupp pede que Lula realize em 2004 o "espetáculo do crescimento"
José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo
José Jorge diz que Lula enfraquece agências reguladoras
José Jorge: "Até quando acerta, o governo Lula erra"