Lula registra balanço de 8 anos de governo



Cumprindo promessa feita há alguns meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou em cartório, nesta quarta-feira (15), o documento "Brasil 2003 a 2010”, um balanço de oito anos de governo, com 310 páginas e assinado por todos os ministros. Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, Lula afirmou que “a prestação de contas é menos para agradecer o que foi feito e mais para dar uma fotografia à sociedade. Para que ela, vendo o que foi feito, perceba também o que não foi feito e o que precisa ainda ser feito”. 

O presidente destacou algumas ações realizadas entre 2003 e 2010 e comemorou dados como o aumento do emprego e da renda no País. 

A presidenta eleita Dilma Rousseff, que ocupou dois ministérios durante a gestão de Lula, participou da cerimônia ao lado do presidente. No documento "Brasil 2003 a 2010”, as medidas previstas no programa de governo e os compromissos assumidos ao longo dos dois mandatos são comparados com aquilo que realmente foi feito durante os oito anos. 

Lula se dirigiu a Dilma Rousseff, dizendo que a publicação era também uma forma de fazer uma leitura do subproduto do trabalho realizado por ela enquanto ministra-chefe da Casa Civil, para que a presidenta eleita pudesse se lembrar de coisas que poderiam ter sido feitas, “mas que nós esquecemos de fazer e que ela ainda poderá fazer. É para isso que Deus e os políticos garantiram a eleição, a reeleição e a continuidade. Para que a gente possa dar sequência ao que foi feito”, afirmou. 

“Normalmente um governo é eleito, governa e vai embora. Não existe prestação de contas à sociedade. As pessoas parecem que não têm responsabilidade com aquilo que fizeram”, disse o presidente diante de uma plateia de ministros e ex-ministros, governadores, parlamentares e representantes de movimentos sociais. 

Lula ainda brincou em relação à frase que se tornou um marco de seu governo “nunca antes na história desse País”. Para ele, muita gente fica incomodada quando ele diz isso, ironizando que ele está descobrindo o Brasil. “Não estou descobrindo, nós apenas estamos fazendo o que os outros não fizeram. E quando os outros não fizeram o que a gente fez, a gente diz nunca antes na história desse País”, comentou, arrancando risos dos cerca de 800 convidados, que ocupavam a andar térreo do Planalto. 

O presidente agradeceu a todos os ministros que compuseram sua equipe, lembrando que juntos atravessaram momentos difíceis e de glória. “Quando descer aquela rampa no dia 1º de janeiro, tenho a consciência de que cada partícula do que construímos neste País tem a participação de vocês. Isso porque obedecemos a vontade do povo.”

Ouça abaixo os áudios da cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Parte1:

Lula registra balanço de 8 anos de governo - parte 1; áudio

Parte 2:
Lula registra balanço de 8 anos de governo - parte 2; áudio

Parte 3:
Lula registra balanço de 8 anos de governo - parte 3; áudio

Parte 4:
Lula registra balanço de 8 anos de governo - parte 4; áudio

Parte 5:
Lula registra balanço de 8 anos de governo - parte 5; áudio

Parte 6:
Lula registra balanço de 8 anos de governo - parte 6; áudio


Fonte:
Portal Brasil

 



15/12/2010 20:13


Artigos Relacionados


Em seu último pronunciamento, Lula faz balanço dos oito anos de governo

Sarney participa da cerimônia de balanço dos oito anos de governo Lula

Gilvam Borges faz balanço do governo Lula

Arthur Virgílio faz balanço do primeiro ano do governo Lula

Arthur Virgílio faz balanço dos cem dias do governo Lula

Alvaro Dias diz que balanço do governo Lula 'é extremamente ficcional'