Machado defende retomada imediata da reforma política
Machado disse que a sua opinião a respeito do tema é a mesma do seu partido, que considera a reforma política como sendo a "mãe de todas as reformas". Ele ressaltou que, com a reforma politíco-partidária, as instituições democráticas terão sua imagem fortalecida junto à opinião pública. O senador entende que, caso as regras existentes prevaleçam, o país continuará "sujeito ao corporativismo político e ao personalismo selvagem".
- É fundamental que o interesse nacional se sobreponha ao individual - defendeu o senador.
Mesmo relacionando-os entre os pontos menos urgentes, o senador entende que é importante definir novos prazos de filiação e domicilio eleitoral, rever o tempo de duração dos mandatos e promover mudanças nos calendários de eleições e posses. Outras questões que devem ser analisadas, segundo o senador, são as relativas à suplência, à adoção do voto facultativo, aos registros de candidaturas e à utilização de urnas eletrônicas.
A reforma política constitui uma reivindicação de toda a sociedade, afirmou Machado, lembrando que, se for iniciada agora, poderá surtir efeito ainda nas eleições de 2002.
16/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
SÉRGIO MACHADO DEFENDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA
SÉRGIO MACHADO DEFENDE PREFERÊNCIA EM 2001 PARA REFORMA POLÍTICA
Sibá Machado defende reforma política, com prioridade para unificação da data das eleições
Sérgio Machado comemora início da reforma política
SÉRGIO MACHADO DIZ QUE O MOMENTO É OPORTUNO PARA A REFORMA POLÍTICA
SÉRGIO MACHADO PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA