SÉRGIO MACHADO DEFENDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA



O líder do PSDB no Senado, Sérgio Machado (CE), salientou hoje (dia 5) que, além da abertura de crédito especial para a reconstrução das vidas atingidas pelo desabamento do Palace II determinada pelo presidente da República, da instauração de processo de cassação do mandato do deputado Sérgio Naya e da discussão e votação das propostas de emenda constitucional 2, 3 e 10, que alteram o instituto da imunidade parlamentar, é preciso uma reforma do sistema político brasileiro.

Para o senador, os fatos recentes "corroboram a urgência de efetuarmos uma profunda e sistêmica reforma política, eleitoral e partidária". A reforma implicaria no resgate do instituto da fidelidade partidária, no estabelecimento de critérios objetivos para os partidos terem representação na Câmara dos Deputados e na instituição do voto facultativo e do financiamento público das campanhas políticas, entre outros temas.

A alteração do instituto da imunidade parlamentar, na opinião do senador, deve estar integrada e guardar coerência com aquelas outras mudanças do sistema político, reiterou.

Sérgio Machado também dirigiu suas condolências às famílias enlutadas do Palace II.



05/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SÉRGIO MACHADO PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA

SÉRGIO MACHADO DEFENDE PREFERÊNCIA EM 2001 PARA REFORMA POLÍTICA

SÉRGIO MACHADO DIZ QUE O MOMENTO É OPORTUNO PARA A REFORMA POLÍTICA

Sérgio Machado comemora início da reforma política

SÉRGIO MACHADO DEFENDE REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO

Sibá Machado defende reforma política, com prioridade para unificação da data das eleições