Maciel anuncia PEC para garantir titularidade de mandato parlamentar aos partidos



O senador Marco Maciel (PFL-PE) anunciou, nesta quarta-feira (21), a apresentação de proposta de emenda à Constituição (PEC) alterando os artigos 17 e 55 da Constituição para assegurar aos partidos políticos a titularidade dos mandatos parlamentares. Segundo explicou, a intenção é resgatar um preceito contido no Código Eleitoral de 1932 que estabelecia o voto como pertencente ao partido, e não ao candidato.

Na sua opinião, essa mudança deverá contribuir para consolidar os partidos e fortalecer o instituto da fidelidade partidária. Atualmente, Maciel diz prevalecer a relação eleitor-candidato-partido no sistema eleitoral-partidário brasileiro, hierarquia que, no seu entendimento, deveria ser modificada para eleitor-partido-candidato.

- Não basta fortalecer os partidos com mudanças na lei partidária. São necessárias, também, mudanças no sistema eleitoral - sustentou.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) considerou a PEC de Maciel um passo importante para melhorar a organização partidária no Brasil. O senador Válter Pereira (PMDB-MS) enveredou pelo mesmo caminho, creditando à proposta o mérito de aprimorar não só a organização partidária, mas as próprias instituições democráticas.



21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada em comissão regra para garantir fidelidade a partidos

Marco Maciel apresenta PEC instituindo cláusula de desempenho para partidos políticos

Aprovado voto aberto para perda de mandato parlamentar

Fim do voto secreto para perda de mandato parlamentar passa na CCJ

Aprovada a perda automática de mandato para parlamentar condenado

Maciel relata projeto para garantir ensino médio gratuito