Maciel relata projeto para garantir ensino médio gratuito



O senador Marco Maciel (PFL-PE) será o relator de projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destinado a garantir o Ensino Médio gratuito a todos os brasileiros que desejem estudar em escolas públicas. O PLS 06/06 tramita na Comissão de Educação (CE), onde terá decisão terminativa.

Ao justificar o projeto, Cristovam Buarque afirmou que, apesar do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado no Congresso em 2001 determinar a meta de 10,3 milhões de matrículas até 2005, o Ensino Médio registrou nesse ano nove milhões de estudantes matriculados. Esse foi o número de matrículas para todas as idades, embora a meta do PNE refira-se a matrículas de adolescentes com idade de 15 a 17 anos, informou Cristovam.

A proposta, na opinião de Cristovam, oferecerá condições para que 100% dos alunos que ingressarem no Ensino Médio concluam essa fase escolar. Com um fluxo regular, sem as limitações atuais, o Ensino Médio deve atender ao equivalente a cerca de 35% das matrículas do ensino fundamental, conforme expectativa de Cristovam. Hoje, o total de alunos matriculados no ensino fundamental público é de 39 milhões, segundo dados do Ministério da Educação.

O financiamento do ensino médio gratuito será obtido dos recursos vinculados à educação que não forem destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb), disse Cristovam na justificativa. "Se assim for feito haverá fundos suficientes para a esperada universalização do Ensino Médio", afirmou o senador.



26/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula sanciona projeto de Cristovam que universaliza ensino médio gratuito

Bom desempenho pode garantir certificado do ensino médio

Marco Maciel aplaude ideia de Serra de ampliar ensino médio e técnico

Projeto pretende garantir atendimento escolar gratuito a carentes

Projeto garante vaga na universidade para alunos que não concluíram ensino médio

Projeto que inclui no Prouni alunos com bolsa parcial no Ensino Médio está pronto para votação