Maciel comemora avanços obtidos com a privatização das telecomunicações



Ao discursar na abertura dos trabalhos do Senado depois do recesso, o senador Marco Maciel (DEM-PE) disse que o século XXI está assistindo a uma grande revolução tecnológica e científica que, no Brasil, coincidiu com o desenvolvimento das telecomunicações depois do processo de privatização, que agora, está completando dez anos.

Para Maciel, a privatização da Telebrás mudou o país. Ele citou números do especialista Etevaldo Siqueira: eram 5,5 milhões de celulares, hoje já são 173 milhões. Em 1998, havia 19 milhões de telefones fixos, hoje já são 40 milhões. A Internet ligava, apenas, 1,4 milhão de brasileiros e hoje conecta 40 milhões.

O senador lembrou ainda, o fosso social que havia no país em que o telefone não chegava a muitos rincões do Nordeste e, mesmo onde havia redes, os carentes não tinham dinheiro para adquirir um telefone que chegava a custar R$ 3 mil.

- Neste momento em que comemoramos tantas conquistas, quero mencionar alguns grandes desafios a vencer: o fortalecimento da Agência Nacional de Telecomunicações [Anatel], a elaboração da Lei Geral das Telecomunicações, esforços para melhorar a qualidade de serviços, pois há muitas reclamações. É preciso, ainda, aumentar a competição entre as empresas para baixar os preços e ampliar os serviços - disse.

Maciel defendeu, ainda, o aprimoramento da legislação de maneira a garantir maior autonomia para a Anatel, com suas finanças asseguradas e um suporte legal que possibilite à agência cumprir bem sua missão. Para melhorar a qualidade de atendimento ao usuário, ele propôs colocar nas agências reguladoras um representante dos usuários.

Ao finalizar seu pronunciamento, Maciel lamentou não haver empenho do governo em estimular a concorrência na telefonia fixa local. Para o senador, na questão dos celulares e das ligações de longa distância o Brasil vai bem, mas está havendo desestímulo à criação de um maior número de empresas telefônicas e há muita carência na universalização dos serviços e nas telecomunicações rurais.



01/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel comemora avanços da lei de arbitragem judicial

Marco Maciel comemora dez anos da Lei de Arbitragem, mas quer avanços

Viana aponta avanços obtidos nos governos do PT

Tereza Campello fala sobre os avanços obtidos com o Bolsa Família

No dia de combate à pedofilia, Magno Malta relata avanços obtidos pela CPI

Arthur Virgílio destaca papel da oposição nos avanços obtidos nas reformas