Maciel destaca importância dos livros



 Ao destacar o Dia Mundial do Livro, celebrado nesta segunda-feira (23), o senador Marco Maciel (DEM-PE) defendeu em Plenário a ampliação do número de bibliotecas públicas no Brasil, "as quais são indispensáveis para que haja o leitor e, por sua vez, para que brote um número cada vez maior de escritores, cientistas, tecnólogos e pesquisadores".

- Infelizmente, ainda é pequena a quantidade de bibliotecas, sobretudo nas regiões mais pobres do Brasil - declarou ele, referindo-se às regiões Norte e Nordeste e, mais especificamente, aos municípios mais distantes das capitais estaduais.

O parlamentar ressaltou que, de acordo com pesquisa recente, o brasileiro lê em média 1,8 livro por ano, enquanto na França esse índice é de 7 e, na Colômbia, de 2,4. Apesar de reconhecer que há "um percentual expressivo de analfabetos em nosso país", ele afirmou que o hábito da leitura do brasileiro cresce significativamente.

Maciel argumentou ainda que a publicação de livros está vinculada ao fortalecimento da democracia, especialmente no que se refere à liberdade de expressão.

- Além disso, o livro contribui para a "vertebração" da identidade nacional - frisou ele.

O Dia Mundial do Livro é celebrado todo dia 23 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel destaca importância da educação e da Internet

Marco Maciel destaca importância do Brasil na preservação da água

Maciel destaca importância da água, tema da Campanha da Fraternidade

Marco Maciel destaca importância de matriarca da família Sarney

Maciel destaca importância de projetos que determinam afastamento de cargos do Senado de parlamentares sob investigação

Marco Maciel pede retomada do programa de distribuição de livros de literatura a crianças e jovens