Maciel destaca importância da água, tema da Campanha da Fraternidade



A Campanha da Fraternidade que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia na Quarta-feira de Cinzas (25), com o tema "Água, Fonte da Vida", foi elogiada nesta quinta-feira (19) pelo senador Marco Maciel (PFL-PE), que considerou a iniciativa de valioso significado para a população. Ele disse que um dos grandes problemas que vão marcar o século 21 será a questão da água.

- Por isso mesmo considero importante a escolha do tema. O secretário-geral da CNBB, dom Odilo Pedro Scherer, diz que o objetivo é chamar a atenção para o valor vital da água para os seres vivos, sua importância social e a necessidade da participação popular no gerenciamento da água no Brasil - afirmou.

De acordo com Marco Maciel, a CNBB quer também questionar o conceito mercantil da água e mostrar que, mais que um recurso, ela é um patrimônio e um bem necessário a toda a humanidade e a todos os seres vivos. Ele disse que a CNBB destaca "um vasto conjunto de valores da água que dizem respeito às mais diversas dimensões da vida, como o econômico, o sagrado, o simbólico e o lúdico".

O senador observou ainda que, para a instituição católica, a questão da água no Brasil e no mundo inteiro precisa ser vista a partir de enfoques novos e de acordo com critérios baseados no valor da vida e no respeito aos direitos e à dignidade da pessoa humana.

De acordo com Maciel, com o início da Campanha da Fraternidade, a Igreja Católica vai propiciar uma ampla reflexão, para os cristãos e para a comunidade como um todo, sobre essa questão.

- A questão da água é um tema sobre o qual nós devemos também concentrar as nossas atenções porque, em que pese os esforços que estão sendo feitos no nosso país, essa questão tem-se agravado - disse.

O senador afirmou que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem revelado grande preocupação com o tema e prova disso é que seu último grande evento no século 20 teve como tema central a água. Também disse que 70% da superfície do planeta Terra é constituída de água e que, apesar disso, a parte de água doce corresponde apenas a 2,5% da massa líquida do planeta.

Maciel considerou o Brasil privilegiado por ter pelo menos 10% de seu território constituído de águas doces, mas ressalvou: "É certo quer termos muita água não quer dizer que essas águas estejam bem distribuídas. Sabemos que há uma concentração muito grande de água na Região Norte, enquanto em praticamente 70% do Nordeste essas águas são muito escassas".



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim destaca importância da Campanha da Fraternidade deste ano

Garibaldi saúda escolha do tema água para a nova edição da Campanha da Fraternidade

Valadares destaca atualidade do tema da campanha da fraternidade 2007

Marco Maciel destaca importância do Brasil na preservação da água

Marco Maciel elogia a Campanha da Fraternidade de 2010

Maciel comenta nova Campanha da Fraternidade da CNBB