Maciel pede atenção e investimentos para ciência e tecnologia no país
Ao comentar a 8ª Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade da Organização das Nações Unidas (COP-8), realizada em Curitiba (PR), o senador Marco Maciel (PFL-PE) pediu maior atenção para as áreas de educação e ciência e tecnologia, "que parecem não ser prioridade para o atual governo". Maciel também apontou a defasagem do país em relação a investimentos em ciência e tecnologia, alerta compartilhado com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti.
Além de assinalar a "falta de ciência" na COP-8, Candotti teria chamado a atenção, segundo o pefelista, para o corte e a retenção das verbas dos fundos que alimentam a área de ciência e tecnologia no país. O parlamentar informou que a previsão orçamentária para 2006 gira em torno de R$ 800 milhões, havendo o risco ainda de o dinheiro não ser integralmente liberado.
O fortalecimento dos fundos de ciência e tecnologia e o incremento da parceria entre pesquisadores e setor produtivo também foram defendidos pelo senador pernambucano. Maciel aproveitou ainda para destacar pontos de documento enviado a vários ministros por grupo multidisciplinar de cientistas, pesquisadores e tecnólogos, integrado por Candotti, com reflexões e sugestões sobra a exploração da Amazônia, a fronteira agrícola, a formação de recursos humanos e novas fontes de financiamento.
Ainda na ocasião, Maciel anunciou que, nesta sexta-feira (31), o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), vai transmitir o cargo ao vice, Mendonça Filho (PFL), para concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições de 2006. O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) felicitou o povo pernambucano pelos oito anos da gestão Jarbas.30/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nova rede vai medir indicadores de investimentos em ciência e tecnologia em todo o País
Maciel lamenta corte de 18% no Orçamento para Ciência e Tecnologia
Maciel critica veto de Lula a projeto que garante recursos para ciência e tecnologia
Celso Amorim defende investimentos em ciência e tecnologia para segurança das informações
Maciel pede apoio para centro de tecnologia nuclear
Senadores pedem mais investimentos em Ciência e Tecnologia