Maciel quer novo Regimento Interno aprovado ainda este ano



O senador Marco Maciel (DEM-PE) defendeu a aprovação, ainda este ano, de mudanças nas normas que regem os trabalhos do Senado. O parlamentar foi eleito nesta quinta-feira (6) presidente da Comissão Especial da Reforma do Regimento Interno, em reunião presidida pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP). O colegiado, que tem como vice-presidente o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), deve propor à Casa um projeto de resolução contendo as novas regras regimentais, tendo por base estudo realizado por um grupo de assessores e apresentado nesta quinta aos senadores.

- Com o estudo, identificamos as partes que devem ser modificadas e agora os membros da comissão vão apresentar sugestões. Em quinze dias, começaremos a análise de cada um dos dispositivos para que possamos concluir a proposta e, quem sabe, submetê-la à deliberação do Plenário ainda este ano, para que na próxima sessão legislativa já tenhamos um novo regimento interno - afirmou Maciel.

Segundo o senador, o uso da palavra em Plenário está entre os itens que serão revistos, de forma a assegurar direitos iguais aos 81 parlamentares que integram o Senado. Maciel destacou também mudanças nas regras sobre pedido de urgência na tramitação de matérias e nas normas que regulamentam o funcionamento das comissões parlamentares de inquérito (CPIs).

Para Valadares, a comissão buscará promover uma "alteração substancial" no Regimento Interno do Senado, atendendo a uma necessidade de modernização percebida por todos os senadores.

- Há muitos dispositivos regimentais que foram superados pela realidade, há outros tantos que precisam ser revistos e alguns que devem ser criados, para formalizar práticas hoje asseguradas apenas por acordos de lideranças. Queremos modernizar o funcionamento da Casa através de seu instrumento maior, depois da Constituição, que é o regimento interno - frisou ele. 



06/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel: proposta de novo Regimento Interno pode estar pronta em maio

Aprovado o Regimento Interno do Parlamento do Mercosul

Ministra aprova novo Regimento Interno do CNRH

Fundação Casa publica novo regimento interno

Tasso apresenta emendas ao novo Regimento Interno do Senado

CCJ poderá deliberar sobre o novo Regimento Interno do Senado