Maciel registra os 170 anos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, "a casa da memória nacional"



Primeiro senador a discursar nesta quinta-feira (23), o senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou a comemoração dos 170 anos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Criado em 21 de outubro de 1838 no Rio de Janeiro, o instituto é a "casa da memória nacional", disse Maciel, citando frase do professor, historiador e político Pedro Calmon.

O senador registrou que a entidade foi criada pelo cônego Januário da Cunha Barbosa e pelo marechal Raimundo José Cunha Matos, que reuniram parlamentares, juristas, militares e administradores públicos com esse objetivo.

Maciel afirmou que existem vários institutos históricos e geográficos estaduais e municipais no país, e acrescentou que tais entidades, inclusive o IHGB, necessitam de mais apoio e recursos por parte dos governos, principalmente do governo federal.

De acordo com o sítio eletrônico do IHGB (www.ihgb.org.br), a instituição tem por finalidade preservar a cultura e a memória nacionais, estimulando estudos sobre o Brasil e reunindo e divulgando documentos sobre a formação e a identidade brasileiras.



23/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Academia Brasileira de Letras, Associação Brasileira de Imprensa e Instituto Histórico e Geográfico poderão ter isenção

Memória: USP lança livro histórico sobre os seus 70 anos

Marco Maciel saúda os 150 anos da Santa Casa de Recife

Instituto Brasileiro de Informação em C&T completa 60 anos

Instituto Nacional apresenta Centro Brasileiro de Material Biológico em SC

Instituto Brasileiro de Museus comemora três anos com Circuito Ciclístico