Magno Malta aguarda veto de Dilma em projeto dos 'royalties' do petróleo



O senador Magno Malta (PR-ES) espera que a presidente Dilma Roussef vete o projeto do Senado, aprovado também pela Câmara dos Deputados, que redistribui os 'royalties' do petróleo para beneficiar tanto os estados produtores quando os não produtores. Sem o veto, disse o senador nesta quarta-feira (7), a alternativa para o Espírito Santo e o Rio de Janeiro será recorrer ao Judiciário.

- Não é possível que o Supremo vá concordar com algo que fere o pacto federativo e que representa uma conquista constitucional – avaliou.

Para o senador, a aprovação do projeto “foi uma covardia, um golpe”. Malta Disse que, além de ferir o pacto federativo, a proposta quebra contratos já firmados. Por isso, ele acredita no veto, o que em sua opinião seria coerente com manifestação da presidente Dilma aos prefeitos do país durante encontro nacional. Segundo Malta, Dilma afirmou na oportunidade: “Não me chame para quebrar contratos, não contem comigo para ir lá atrás”.

- A nossa garantia é a palavra dela. Então, esperamos o veto – disse o senador.

Comemoração no Twitter

Enquanto Magno Malta criticava o projeto, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) comemorava nas redes sociais a confirmação do texto pelos deputados na noite de terça-feira (6). Vital foi o relator da matéria na Casa e autor do substitutivo aprovado. Pelo Twitter, o senador disse que pela primeira vez os mais de 5 mil municípios terão verdadeiramente direito aos royalties. Ele destacou que os municípios da Paraíba terão acesso a cerca de R$ 400 milhões por ano.

“São municípios que tinham pouco direito a essa riqueza nacional”, ressaltou.

Vital observou que a aprovação dará aos estados e municípios condições de aplicar os recursos em educação, saúde, infraestrutura e ciência e tecnologia.



07/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta diz que confia na decisão da presidente Dilma em relação aos ‘royalties’ do petróleo

Magno Malta critica emenda que muda distribuição dos 'royalties' do petróleo

Magno Malta protesta contra mudança de critério dos 'royalties' do petróleo

Magno Malta diz que lutará para o Espírito Santo não perder 'royalties' do petróleo

Magno Malta elogia veto de Dilma a 'kit' anti-homofobia

Magno Malta pede ao governo que ouça estados produtores sobre os 'royalties' do petróleo