Magno Malta protesta contra mudança de critério dos 'royalties' do petróleo



O senador Magno Malta (PR-ES) criticou de forma veemente, nesta quinta-feira (11), em Plenário, a decisão da Câmara dos Deputados de modificar os critérios de rateio nos royalties de petróleo. Pelo texto aprovado na Câmara, com emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), a distribuição de dividendos seria vinculada à participação dos entes federativos nos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Magno Malta pediu bom senso aos senadores e saiu em defesa do estado do Espírito Santo, que, produtor, seria um dos maiores prejudicados com a mudança nas regras para a distribuição de dividendos pela exploração do petróleo.

-Essa emenda Ibsen Pinheiro é oportunista, irresponsável, eleitoreira, para fazer graça para o povo dos estados - protestou o senador, salientando que o Espírito Santo, pelos novos critérios, receberia menos do que 20 outros estados da federação, apesar de ser um estado produtor e já sofrer com o passivo ambiental provocado pela exploração de petróleo em seu mar territorial. "Nós vamos ficar apenas com a degradação", reclamou.

O senador disse confiar no presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que teria prometido não prejudicar o estado do Espírito Santo. Magno Malta admitiu, porém, discutir novos critérios para o rateio de royalties em contratos futuros, de forma a beneficiar os estados não produtores.

- Vamos contar com o bom senso dos senadores, vamos contar com o bom senso de todos os estados, porque senão vamos ter que dividir as riquezas minerais do país inteiro, de maneira igual, entre todos - declarou, alertando não ser possível alterar os atuais contratos de exploração de petróleo.



11/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta protesta e diz que só Dilma pode resolver situação dos 'royalties'

Magno Malta critica emenda que muda distribuição dos 'royalties' do petróleo

Magno Malta aguarda veto de Dilma em projeto dos 'royalties' do petróleo

Magno Malta diz que confia na decisão da presidente Dilma em relação aos ‘royalties’ do petróleo

Magno Malta diz que lutará para o Espírito Santo não perder 'royalties' do petróleo

Magno Malta pede ao governo que ouça estados produtores sobre os 'royalties' do petróleo