Magno Malta: "Como falar em turismo sem segurança pública?"



Ao comentar a realização de um congresso da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), o senador Magno Malta (PR-ES) disse em Plenário, nesta terça-feira (13), que a violência prejudica o crescimento do setor turístico brasileiro.

- Estamos nas manchetes dos jornais, na imprensa do mundo inteiro, como um país violento. São pessoas morrendo de bala perdida todos os dias, seqüestros, assaltos, coisas absurdas - disse.

Da tribuna, Magno Malta afirmou que o setor turístico brasileiro poderia gerar muito mais empregos e renda se a violência não fosse tão presente. Ele lembrou ter apresentado, em 2003, projeto de resolução (PRS 36/03) que cria a Comissão Permanente de Segurança Pública do Senado Federal.

- O PAC é muito importante. Mas o povo na rua não quer saber de PAC. O povo quer saber de segurança pública - opinou.

O senador disse ter enviado ofício ao presidente do Senado, Renan Calheiros, sugerindo a criação de uma comissão composta por representantes dos três poderes para tratar da questão da violência no país. Magno Malta leu então notícia do jornal A Tribuna, do Espírito Santo, sobre uma menina de 15 anos baleada na coxa dentro da escola, diante de outros cem alunos.

- É a dura realidade que a sociedade brasileira vive todos os dias - lamentou.

Ele também informou que vai apresentar proposta para alterar o Código Nacional de Trânsito propondo exames toxicológicos para quem deseja tirar ou renovar a carteira de habilitação. O senador também disse achar necessário exame toxicológico para quem deseja ser piloto de avião, para quem ingressar nas Forças Armadas e para quem ingressar no serviço público.

Magno Malta disse temer as notícias de que a Polícia Federal (PF) pode entrar em greve a qualquer momento. Ele pediu que o governo atenda às reivindicações dos policiais militares. Em aparte, o senador Expedito Júnior (PR-RO) concordou com Magno Malta sobre a necessidade de as fronteiras brasileiras serem melhor vigiadas.



13/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta defende criação de comissão permanente de segurança pública

Magno Malta condena exploração de menores por turismo sexual

Magno Malta alerta para a utilização de meninas pelo turismo sexual

Magno Malta faz balanço de mandato como senador

Magno Malta defende prevenção como forma de combate ao 'crack'

Magno Malta cumprimenta Lula pelo plano de segurança