CPI dos Bingos: Magno Malta só apresentará requerimento depois do carnaval



O requerimento para instalar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o funcionamento dos bingos no país só será apresentado pelo senador Magno Malta (PL-ES) depois do Carnaval. Magno Malta garantiu, em coletiva à imprensa, que apesar de toda a pressão que vem sofrendo não irá retirar o seu pedido de CPI, que já conta com 33 assinaturas, a última do senador petista Cristóvam Buarque (DF).

A discussão maior é se o seu requerimento preenche os requisitos regimentais com a apresentação de um fato determinado para investigar. Os líderes do governo no Senado apostam que o requerimento será rejeitado pelo presidente José Sarney por ser muito genérico - propõe uma investigação das casas de bingos como alternativa para a lavagem de dinheiro no país e sua relação com o crime organizado. Para eles, o requerimento teria de ser mais preciso, solicitando por exemplo a investigação do funcionamento dos bingos com base nas liminares expedidas pela Justiça, já que os dispositivos legais que regulavam a atividade ( Lei nº9.615 de 1998) foram revogados.

Mas os oposicionistas acreditam que essa falha, se existir, pode ser contornada com uma redação mais apropriada. O líder do PDSB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), acha que Magno Malta deve rever o seu texto para evitar que ele seja recusado por não atender as exigências regimentais. Na sua avaliação, os senadores que já assinaram o requerimento estariam "moralmente" comprometidos e manteriam o seu apoio ao novo documento.

Já o líder da oposição, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse à Agência Senado que essa discussão sobre o requerimento de Magno Malta é manobra protelatória do governo, porque a CPI dos Bingos é o primeiro passo para se avançar nas investigações sobre o ex-subchefe de Assessoria Parlamentar da Presidência da República, Waldomiro Diniz.

- A oposição não vai parar com a CPI do Waldomiro. O governo não vai conseguir impedir que ele seja convocado a depor - afirmou, acrescentando que só faltam de três a quatro assinaturas para que o requerimento apresentado pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) alcance o número exigido no regimento da Casa para instalação de CPIs.




19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta protocola requerimento da CPI dos Bingos

A pedido de líderes, Magno Malta adia requerimento da CPI dos bingos

Magno Malta diz que apresentará soluções para violência nos estados

Magno Malta já tem apoio suficiente para CPI dos Bingos

Magno Malta reafirma posição contrária aos bingos

Requerimento para a criação da CPI dos Bingos pode ser lido após o carnaval