Magno Malta pede a Renato Casagrande que crie promotorias para as crianças no Espírito Santo




Em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (26), o senador Magno Malta (PR-ES) pediu ao governador eleito do Espírito Santo, o senador Renato Casagrande (PSB-ES), que realize alianças e convênios com as prefeituras para a criação de promotorias especializadas em crimes contra a criança. O senador sugeriu a instalação de uma delegacia de defesa dos direitos da criança em cada município.

Ao falar sobre os trabalhos da CPI da Pedofilia, que a preside, sugeriu que sejam vetados recursos federais aos municípios que não tiverem local para atender às crianças. Ele defendeu ainda a criação de delegacias especializadas em cuidar dos casos de pedofilia.

Magno Malta também pediu a Renato Casagrande providências para evitar que ocorram no Espírito Santo ações criminosas semelhantes as que têm acontecido no Rio de Janeiro. Em sua avaliação, os criminosos estão em todo o Brasil e, no Rio de Janeiro, agem por meio de facções que se uniram contra o estado. Ele alertou os governadores de outros estados para que também montem um plano preventivo contra os criminosos.

Analfabetismo

Magno Malta informou ainda que apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC 27/10), que visa revogar a inelegibilidade dos analfabetos, prevista na Constituição. Para o senador, é discriminatório o fato de a pessoa analfabeta votar, mas não poder ser eleita. Ele disse que o Congresso Nacional possui assessores técnicos bem preparados para auxiliar os parlamentares.

Ele citou o caso de Francisco Everardo Oliveira Silva - o Tiririca -, eleito deputado federal por São Paulo, cujo mandato está sendo questionado por suposta falsidade ao declarar sua alfabetização quando registrou sua candidatura. Na opinião de Magno Malta, a Constituição não pode punir os 15 milhões de brasileiros analfabetos por falha do próprio Estado.

- O problema do Brasil não são os analfabetos. O problema do Brasil são os sabidos demais. Um homem tem que ser medido pelo seu caráter e não pela sua escolaridade - disse o senador.



26/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande anuncia expansão das atividades da Petrobras no Espírito Santo

Magno Malta diz que lutará para o Espírito Santo não perder 'royalties' do petróleo

Magno Malta quer recursos federais para cobrir prejuízos com chuva no Espírito Santo

Magno Malta cobra fim de pedágio em duplicaçao de BR no Espírito Santo

Magno Malta critica pedido de intervenção no Espírito Santo

Magno Malta quer nova rodovia no Espírito Santo