Magno Malta quer rigor em inquérito que investiga delator do 'mensalão do DF' por abuso de crianças



O senador Magno Malta (PR-ES) disse nesta terça-feira (13) que vai pedir que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investiguem a condução do inquérito sobre suposto abuso sexual de duas crianças por parte de Durval Barbosa, que denunciou o chamado "mensalão do DF".

Em novembro de 2009, a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora, que desmantelou o esquema que ficou conhecido como "mensalão do DEM no DF". A operação contou com o apoio de Durval Barbosa, então secretário do governo do Distrito Federal, e atingiu diversos políticos, autoridades e figuras públicas da capital federal, inclusive o então governador, e ex-senador, José Roberto Arruda.

Durval Barbosa foi beneficiado pelo instituto da delação premiada e seus vídeos mostrando políticos recebendo de suas mãos supostas propinas em maços de dinheiro ficaram famosos em todo o país.

Magno Malta demonstrou receio de a delação premiada de Durval em virtude da Caixa de Pandora estar também influenciando o andamento do inquérito que investiga denúncia de abuso sexual de duas crianças por parte de Durval Barbosa. O senador informou que ainda nesta terça-feira (13) iria reunir-se com a delegada responsável por esse caso.

- Se ele recebeu delação premiada por ter sido o delator de um esquema de corrupção, essa delação premiada não pode alcançá-lo em um crime de abuso de crianças - protestou Magno Malta.

O senador disse achar "muito estranha" a condução do inquérito, pois dois promotores já teriam sido afastados do caso e um mandado de prisão contra Durval ainda não foi cumprido. Magno Malta disse que vai pedir providências do CNJ e do CNMP sobre o assunto.



13/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta e Tuma ouvem pais de crianças vítimas de abuso sexual em São Paulo

Magno Malta recebe delegado que investiga fraudes no exame da OAB

Magno Malta informa ida ao Piauí para ouvir prefeito acusado de abuso

Magno Malta elogia projeto que torna crime hediondo o abuso sexual de menores

Polícia Federal pode conduzir investigados por abuso sexual em Niquelândia à CPI da Pedofilia, afirma Magno Malta

Projeto de Magno Malta propõe mais rigor no cumprimento de pena por prática de crime hediondo