MAGUITO: GOVERNO VAI ENVIAR NOVA MP PARA O FINANCIAMENTO DOS ESPORTES



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) anunciou nesta terça-feira (dia 13) que o presidente Fernando Henrique Cardoso, atendendo a apelos do ministro do Turismo e Esporte, Carlos Melles, e da Comissão dos Bingos - da qual é relator -, decidiu enviar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, nova medida provisória que vai disciplinar o financiamento dos esportes de uma forma geral, inclusive o esporte amador.
Segundo explicou Maguito Vilela, a MP vai apontar as fontes de recursos para financiar todas as modalidades esportivas, e não mais só o esporte amador, que vem sendo patrocinado pelos bingos.
- Com o envio da medida, fica apartado o esporte do seu financiamento com jogos de azar. Contudo, os bingos ainda deverão continuar a apoiar o esporte amador, mas de uma forma mais fiscalizada, coordenada e supervisionada pela Caixa Econômica Federal, ressaltou Maguito Vilela.
A comissão que analisa a MP que institui a taxa dos bingos e alterações na Lei Pelé aprovou, por unanimidade, a nova versão do projeto de conversão de Maguito Vilela. O senador adiantou ter mantido entendimentos com o presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, que manifestou interesse em votar o quanto antes a matéria no plenário do Congresso, mas ainda depende de consenso entre os líderes dos partidos para incluí-la na pauta de votação.
Como a MP foi reeditada no último dia 28, 11 emendas foram oferecidas à proposição, das quais o senador acatou três. A principal delas foi a que alterou a redação do artigo que proíbe a uma empresa privada de ser, direta ou indiretamente, possuidora de títulos ou deter participação de capital social de mais de um clube esportivo. A emenda proíbe a empresa de ter "ligações financeiras" com mais de uma sociedade desportiva participante da mesma modalidade.
Outra alteração foi a restituição, ao Fundo de Apoio ao Atleta Profissional (Faap), do desconto de 1% das transações internacionais quando o atleta for negociado para outros países. O desconto passará a ser pago pelo próprio atleta, e não mais pelos clubes, conforme previa o projeto de conversão anterior.

13/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo deverá enviar nova proposta para corrigir falhas em medidas provisórias que atingem servidores públicos

Maguito elogia projeto que regulamenta esportes

Prefeituras fazem parceria com governo federal para incrementar esportes

Mesa decide enviar ao Conselho de Ética nova representação do PSOL contra Renan Calheiros

Interessados em obter outorga de rádios comunitárias têm 45 dias para enviar documentos ao governo

Governo chinês quer enviar pesquisadores ao País para acompanhar estudos da Embrapa