MAGUITO PRETENDE EXCLUIR DOIS ESTADOS E DF DO HORÁRIO DE VERÃO
O senador recorda, na justificativa da proposta, que o horário de verão foi implantado pela primeira vez na Europa durante a I Guerra Mundial, quando a economia exigia o racionamento de energia. Na sua opinião, porém, a medida só tem real utilidade quando praticada em regiões de grandes latitudes, como o continente europeu, onde os dias são muito mais longos durante o período de verão.
"Ao contrário do que se verifica nas grandes latitudes, na linha do Equador a duração dos dias e das noites é praticamente a mesma ao longo do ano inteiro", compara Maguito, lembrando que o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a adotar o horário de verão. Na região do Distrito Federal, observa o senador, o dia mais longo do ano dura 13 horas e quatro minutos - tem apenas uma hora e quatro minutos extras de sol.
Essa pequena vantagem, de acordo com o senador, não compensaria o sacrifício feito pelos trabalhadores que têm de acordar cedo e se deslocar, ainda no escuro, para os seus locais de trabalho. Ele considera ainda "pouco expressiva" a economia de energia realmente obtida com a implantação do horário de verão em Goiás e no Distrito Federal.
04/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MAGUITO QUER EXCLUIR DISTRITO FEDERAL E GOIÁS DO HORÁRIO DE VERÃO
MAGUITO CONTESTA ECONOMIA DO HORÁRIO DE VERÃO
Infraero informa que seguirá horário de verão nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Horário de Verão 2011-2012 apresenta redução de 4,6% da demanda no horário de pico
Aproveite horário ampliado da ciclovia do Rio Pinheiros durante o Horário de Verão
CI discute fim do horário de verão em GO, TO e DF