MAGUITO QUER ANEL VIÁRIO PARA RIO VERDE
- Ao final a obra terá 18 quilômetros de extensão, desviando o fluxo do centro da cidade. É preciso duplicar a BR-060, uma rodovia que corta Goiás em direção a Mato Grosso, numa extensão de 15 quilômetros. Do ponto de vista financeiro, pouco significa para os cofres da União, mas do ponto de vista social é fundamental para uma das regiões que mais crescem e geram empregos hoje no Brasil. É uma obra de pequeno porte cujos benefícios serão fantásticos - disse.
O senador destacou o grande crescimento que o estado de Goiás vem alcançando, enfatizando que, atualmente, já é a oitava economia do país, graças a investimentos em infra-estrutura. De acordo com Maguito, Rio Verde se destaca entre os municípios goianos e é uma das cidades que mais crescem no Brasil por suas condições de solo, umidade, altitude ideais e mão-de-obra qualificada. Segundo o senador, Rio Verde vem chamando atenção de investidores nacionais e internacionais.
Estão nesse município empresas como Perdigão, que está investindo R$ 550 milhões na região em um complexo agro-industrial que vai abater diariamente 280 mil aves e 3.500 suínos e gerará 3 mil empregos diretos em sua primeira etapa, informou. O projeto integrará 810 granjas de pequenos produtores rurais da região e deverá ser inaugurado no segundo semestre.
Outro grande empreendimento que será instalado no município, acrescentou, é a Van Der Bergh, braço da Gessy Lever no setor alimentício, que investiu R$ 250 milhões na região e produzirá 75 mil toneladas de derivados de tomates da Cica, gerando 950 empregos. Maguito destacou ainda empreendimentos locais, como a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais, em funcionamento desde a década de 70.
Na opinião do senador, todo esse desenvolvimento trará desdobramentos para os municípios da região: há previsão de que, em 10 anos, a população da cidade saltará dos atuais 120 mil habitantes para mais de 300 mil. "Os investimentos no campo social e de infra-estrutura precisam ser redobrados. O governo estadual e federal precisam auxiliar", defendeu Maguito.
Segundo o senador, só a Gessy Lever deverá gerar no município um tráfego de 100 caminhões diariamente. Disse ainda que iniciou a construção do anel viário quando foi governador do estado, mas afirmou que hoje a obra segue em ritmo lento.
21/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Transportes: DER interdita anel viário de Prodópolis para obras
Governo autoriza doação de terreno à Rio Claro para implantação do Anel Viário
Tomás Correia pede ajuda do governo federal para construção de anel viário em Ji-Paraná
Começa a obra do Anel Viário de Campinas
Transportes: DER adia interdição da SP-193 do anel viário de Pradópolis
Alckmin inaugura anel viário na cidade de Ribeirão Preto