Maguito Vilela preocupado com crescimento das favelas
– O governo do presidente Lula acerta ao dar prioridade à políticas sociais e de educação – disse o senador.
Maguito elogiou também as propostas para o setor de habitação que o candidato de seu partido à Prefeitura de Goiânia, Íris Rezende, vem apresentando durante a campanha.
– Íris apontou que não adianta apenas construir casas ou fazer doações indiscriminadas de lotes. As famílias precisam de estrutura adequada e de receber acompanhamento do setor público – disse, lembrando que apesar de não haver dados oficiais, o crescimento das favelas em Goiânia é percebido a olho nu.
Maguito informou que há grandes diferenças de níveis de pobreza nas várias regiões do Brasil. Segundo o senador, recente pesquisa do IBGE expõe uma faceta desse problema de forma precisa, demonstrando que nas regiões mais pobres a taxa de fecundidade é maior. “Não se sabe se esse fato é causa ou conseqüência do problema da pobreza, talvez um misto dos dois”, afirmou.
Estudos indicam que, na última década, a população das favelas aumentou em um ritmo três vezes superior à média brasileira. Esse aumento de fecundidade teve um peso maior do que o dobro do que a imigração no crescimento das favelas brasileiras. O senador destacou que a ambiente da favela prejudica a ascensão social, lembrando que pesquisas comprovam que os habitantes de favelas estudam quase a metade do tempo da média dos moradores das cidades.
08/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
MAGUITO VILELA PROPÕE RETOMADA DO CRESCIMENTO PARA O PAÍS SAIR DA CRISE
MAGUITO VILELA PROPÕE RETOMADA DO CRESCIMENTO PARA O PAÍS SAIR DA CRISE
Maguito Vilela homenageia Jataí
Maguito Vilela despede-se do Senado
Maguito Vilela já previa sua derrota
Maguito Vilela condena instalação de CPIs