Maguito Vilela protesta contra fechamento de emissora de rádio



A decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de fechar a Rádio K do Brasil, emissora AM que opera em Goiânia, motivou protestos em Plenário, nesta quinta-feira (dia 28), do senador Maguito Vilela (PMDB-GO). Além de classificar o ato de "arbitrário", Maguito levantou a suspeita de questões políticas estarem por trás da medida, que teria sido adotada após a veiculação de críticas à atuação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

- Hoje faz dez dias que a Anatel lacrou os microfones da Rádio K do Brasil, líder de audiência no estado -, informou, tachando a atitude de "agressão à democracia e à liberdade de expressão". Embora a agência tenha alegado problemas técnicos para justificar a medida, já aplicada outras vezes à emissora, Maguito considera plausível a interpretação "de que existe um conluio político entre o governador e o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, para calar a voz do jornalismo independente e sério".

Na sua opinião, se o fechamento da emissora persistir, ficará clara a motivação política da iniciativa. "É por respeitar o ministro que faço o apelo para que interceda e suspenda a decisão inexplicável da Anatel", declarou. Segundo Maguito Vilela, o jornalismo crítico sempre marcou a trajetória da Rádio K do Brasil, do qual foram alvo, inclusive, sua administração e a do senador Iris Rezende (PMDB) à frente do governo de Goiás. Os protestos de Maguito tiveram o apoio do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Patrimônio

Maguito Vilela também voltou a comentar, na ocasião, a concessão do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela Unesco, à cidade de Goiás, ex-capital do estado. Segundo informou, esse processo foi iniciado na época em que ocupava o cargo de governador. "Essa decisão tem um grande significado para o povo goiano e deve atrair mais turistas e divisas", comentou.

Em aparte, Suplicy relatou recente visita ao município homenageado, afirmando que, ao conhecer suas belezas, teve certeza do merecimento do título. "Cumprimento o povo da cidade por ter alcançado esse prêmio e recomendo a todos os brasileiros irem lá", declarou.

28/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito Vilela protesta contra privatização de companhia de energia elétrica de Goiás

Maguito Vilela contesta fechamento de hidrovia

Arthur Virgílio cobra providências contra incêndio criminoso em emissora de rádio

ACM protesta contra fechamento do Incor de Brasília

Sarney protesta contra fechamento de canal de TV venezuelano

Rosalba Ciarlini protesta contra fechamento de pronto-socorro