Maior lagoa do Piauí perdeu 80% da mata ciliar, afirma Ibama
Em visita de vistoria à lagoa de Paranaguá, no município de Paranaguá no Piauí, técnicos do Ibama no estado constataram que a lagoa sofreu diversos danos ambientais, com registros, principalmente de assoreamento.
A lagoa de Paranaguá é considerada pelos especialistas como a maior lagoa do estado, com 72 km² de extensão e 74 milhões de m³.
De acordo com os analistas ambientais do instituto, 80% da mata ciliar da lagoa foi destruída. O estrago foi provocado por queimadas com fins de pastagem de animais. Sem a vegetação em volta, a lagoa está sendo aterrada gradualmente.
O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Macedo Mafra, fez um apelo a autoridades ambientais do município e do estado para que seja elaborado um plano de ação com o objetivo de recuperar a mata ciliar no entorno da lagoa de Paranaguá.
“Esse é um patrimônio do estado por ser uma das maiores lagoas também do país e ter uma grande importância econômica para o desenvolvimento do município. Precisamos barrar esse assoreamento em quanto é tempo, essa é uma preocupação de todos e não só do Ibama”, declara Mafra.
Fonte:
Ibama
29/10/2010 16:12
Artigos Relacionados
Encontro debate a recuperação da mata ciliar
Secretaria assina resolução instituindo Projeto Estratégico Mata Ciliar
Recuperação de mata ciliar é desafio para novo Código Florestal
Luiz Henrique comemora redução da exigência de recomposição de mata ciliar na MP sobre Código Florestal
Lagoa do Portinho é um paraíso no Piauí
Mata Atlântica perdeu 13 mil hectares em um ano, segundo Inpe