Maioria dos eleitores prefere voto facultativo, revela pesquisa do Alô Senado



Pesquisa feita pelo Alô Senado - central de relacionamento com o cidadão - mostrou que 86% dos internautas participantes defendem a adoção do voto facultativo no Brasil. Realizada no período de 25 de setembro a 1° de outubro deste ano, a enquete demonstrou que apenas 12% das pessoas são a favor do voto obrigatório e 2% disseram não saber.

Desde a promulgação da Constituição de 1988, o voto é obrigatório para cidadãos a partir dos 18 anos até os 69, e facultativo para pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com 70 anos ou mais.

O Alô Senado fornecerá informações sobre o segundo turno das eleições no site da central de atendimento do Senado Federal. No primeiro turno, o serviço atuou juntamente com os veículos de comunicação da Casa, acompanhando as notícias e todos os dados das eleições.

A central de relacionamento com o cidadão foi criada para ampliar o canal de comunicação entre o povo, seus representantes e o Legislativo. Atuando em nível nacional, foi o primeiro serviço de atendimento telefônico gratuito entre cidadãos e representantes. Por intermédio do serviço, o interessado pode obter informações sobre projetos de lei, dar sua opinião, crítica ou sugestão.

Para entrar em contato com o Alô Senado, basta ligar para 0800 612211, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br.



04/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


DataSenado: eleitor prefere voto distrital e facultativo

Pesquisa revela que 81,2% dos eleitores sabem que devem levar 2 documentos para votar

Maioria das famílias brasileiras tem alguma dívida, revela pesquisa

Pesquisa revela que maioria dos consumidores está satisfeita com seus planos de saúde

Ampla maioria considera que Brasil foi desrespeitado em episódio de espionagem, revela pesquisa

Maioria dos consumidores brasileiros busca ingredientes naturais ao comprar cosméticos, revela pesquisa