Ampla maioria considera que Brasil foi desrespeitado em episódio de espionagem, revela pesquisa



O Brasil foi desrespeitado no episódio das ações de espionagem dos Estados Unidos, reveladas pelo ex-funcionário da Agência Norte-Americana de Inteligência, Edward Snowden. Essa é a opinião de 87,8% dos entrevistados em pesquisa realizada pelo DataSenado. A pesquisa ouviu 811 pessoas distribuídas entre todas as unidades da federação, entre 18 e 30 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%.

VEJA MAIS

As denúncias de espionagem de autoridades brasileiras motivaram a criação no mês passado de comissão parlamentar de inquérito. A presidente da Petrobras, Graça Foster, participou de reunião da CPI. A empresa teria sido vítima de espionagem do governo americano, interessado em beneficiar empresas do Estados Unidos em negócios relacionados à exploração de petróleo.

Nesta quarta-feira (9), a CPI deverá ouvir o jornalista e advogado americano Glenn Greenwald, autor da primeira reportagem sobre o caso, e seu companheiro, o brasileiro David Miranda.

Os senadores deverão solicitar detalhes do constrangimento sofrido por Miranda, que foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, em 18 de agosto passado, quando embarcava para o Brasil. Lá, foi interrogado por nove horas seguidas. As autoridades britânicas confiscaram seu telefone e os equipamentos de informática que trazia consigo. Foi libertado sem qualquer acusação formal.



08/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maioria das famílias brasileiras tem alguma dívida, revela pesquisa

Maioria dos eleitores prefere voto facultativo, revela pesquisa do Alô Senado

Pesquisa revela que maioria dos consumidores está satisfeita com seus planos de saúde

Maioria dos consumidores brasileiros busca ingredientes naturais ao comprar cosméticos, revela pesquisa

Ampla maioria dos votos em enquete indica apoio ao fim da prova da OAB

Viegas considera encerrado o episódio