Pesquisa revela que maioria dos consumidores está satisfeita com seus planos de saúde
Pesquisa inédita da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que 72% dos consumidores entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos como o seu plano de saúde. O levantamento foi realizado por 89 operadoras de grande e médio porte, que englobam 17 milhões de consumidores de planos de assistência médica e exclusivamente odontológicos no país – ou seja, 25% do total de beneficiários desses planos. Foram, ao todo, 67.322 entrevistados. A ANS auditou a pesquisa.
É a primeira vez que a ANS realiza um levantamento deste tipo, focado na satisfação e nas expectativas do consumidor em relação à sua operadora. Os dados obtidos, entretanto, não podem ser interpretados como resultado de todo o setor de saúde suplementar.
A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2012, a partir da adesão voluntária das operadoras, que receberam como incentivo a pontuação no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e, por consequência, no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Em 2014, será obrigatória a participação de empresas com 100 mil ou mais beneficiários.
A pesquisa revela a impressão atual dos consumidores quanto às operadoras. Entre os entrevistados, 89,15% haviam utilizado o plano de saúde no último ano. Para 65,46% do total de entrevistados, os serviços do seu plano de saúde superaram as expectativas e 84,9% recomendaria o seu plano de saúde para outros consumidores.
Detalhamento dos resultados
Das 89 operadoras, nove apresentaram uma maior concentração de consumidores muito satisfeitos. Entre os entrevistados, a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e clínicas credenciados pelo plano de saúde – ou seja, a rede que dispõe – atingiu o índice de avaliação positiva mais alto (73,44%), seguido pela avaliação geral do plano (que alcançou 71,99%).
O maior grau de insatisfação foi justamente em relação aos prazos para autorização de procedimentos (15,33%), o que corrobora com ações de fiscalização da ANS, como a do monitoramento da garantia de atendimento ao consumidor.
A amostragem foi composta por consumidores de planos de saúde com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em todas as capitais brasileiras. A seleção foi aleatória e seguiu a proporcionalidade por unidade da federação.
Os resultados da pesquisa de satisfação dos beneficiários, a partir do ano base 2012, compõem um novo indicador para o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS. Esse novo indicador possui peso alto na Satisfação dos Beneficiários, dimensão que representa 20% do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O índice é divulgado pela ANS todos os anos e visa facilitar a escolha do consumidor pelo plano de saúde mais adequado à sua situação.
Fonte:
02/10/2013 16:05
Artigos Relacionados
Maioria dos consumidores brasileiros busca ingredientes naturais ao comprar cosméticos, revela pesquisa
JOÃO ALBERTO REVELA SEUS PLANOS À TV SENADO
Maioria das famílias brasileiras tem alguma dívida, revela pesquisa
Maioria dos eleitores prefere voto facultativo, revela pesquisa do Alô Senado
Ampla maioria considera que Brasil foi desrespeitado em episódio de espionagem, revela pesquisa
Maioria dos brasileiros está insatisfeita com ônibus urbanos, diz pesquisa da CNI