Mais de 50% dos incêndios do País ocorrem em áreas privadas, diz MMA



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou nesta terça-feira (31) dados relativos a ocorrência de incêndios no Brasil. De acordo com o levantamento, os incêndios estão concentrados no bioma Cerrado e mais de 67% do total de focos é registrado em áreas privadas, onde fazendeiros usam o fogo como manejo e perdem o controle das queimadas. Ainda segundo a pesquisa, 13% dos focos estão em áreas indígenas, 8% em assentamentos da reforma agrária e 7% em unidades de conservação.



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes fizeram um levantamento das ações públicas para combate ao fogo. As operações custaram cerca de R$ 30 milhões e envolvem mais de 5 mil homens, 8 aviões, 7 helicópteros e pelo menos 90 viaturas, trabalhando em todos os turnos e todas as 109 áreas críticas. O MMA anunciou a liberação de R$ 20 milhões para dar continuidade às operações, que devem se estender até setembro, quando as chuvas voltam às regiões.


Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, uma parte significativa da estrutura pública é gasta para apagar incêndios em propriedades privadas no entorno de unidades de conservação. Sem essa medida, o fogo avançaria sobre parques e reservas ambientais, comprometendo a biodiversidade protegida.


Os quase 260 mil focos de calor registrados pelos satélites utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) não correspondem ao número de incêndios, que pode ser bem menor. De acordo com a ministra, 2010 não foi o ano onde ocorreu a maior quantidade de queimadas. Em 2007 o número foi maior, chegando a quase 38 mil contra os 12,5 mil registrados até agora. O levantamento final sobre a situação só será divulgado em novembro.

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente

 



31/08/2010 21:03


Artigos Relacionados


Mais 69 cursos superiores são abertos em instituições privadas do País

Fraturas por osteoporose ocorrem mais do que câncer de mama no Brasil

Saúde pública quer levar mais médicos para áreas remotas do País

MMA alerta: ainda há 32 focos de incêndios florestais ativos no País

Polícia Federal vai investigar incêndios criminosos em reservas ambientais do País

Raupp pede mais investimentos no combate a incêndios florestais