MALDANER ANALISA CAUSAS DO DESEMPREGO E ANUNCIA ENCONTRO



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) anunciou nesta quarta-feira (dia 27) a realização no próximo dia 29, em Florianópolis, do Encontro Estadual do Cooperativismo do Trabalho, promovido pela Casa da Cultura Jurídica para discutir alternativas e buscar saídas para diminuir o desemprego. Para o senador, as rebeliões da Febem em São Paulo são uma conseqüência direta do desemprego que assola o país e contribui para o aumento da insegurança geral. "Quando não há renda, não há como garantir a sobrevivência, a pessoa vai ao desespero e acaba sendo levada ao crime", analisou o senador. .
Maldaner disse que estar encaminhando ao presidente do PMDB, senador Jader Barbalho (PA), um documento com 16 sugestões concretas para que o partido tenha uma política de emprego e de assistência aos desempregados. .
Baseado em dados de estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Casildo revelou que cerca de 110 milhões de pessoas empregadas na América Latina desempenham tarefas em empresas ou atividades que não recolhem impostos ou contribuição aos respectivos governos e que o desemprego atinge 9,5% da força de trabalho em todo o continente. Para o senador, é inegável o esforço do governo para conseguir o equilíbrio fiscal, mas o preço tem sido muito alto para a sociedade, uma vez que o desemprego atingiu, no primeiro semestre deste ano, o maior índice da história: 7,82%..
- O empregado, no Brasil, é um privilegiado, mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Desconsideramos, aqui, a inexistência de programas efetivos de inserção da enorme massa de excluídos de todos os direitos. Causa espanto que o programa social brasileiro mais amplo de real combate à pobreza insira-se no campo previdenciário, mais especificamente na aposentadoria por idade. E mais grave, ainda, é que os dados estatísticos disponíveis não são confiáveis, por aqui, de tal sorte que não conhecemos, sequer, o perfil das nossas legiões de desempregados - assinalou o senador. .
Maldaner defendeu ainda uma reforma geral, com a fusão dos institutos do seguro-desemprego, do FGTS e do PIS com algum benefício de renda mínima. Segundo ele, isso poderia desenvolver uma rede de cobertura para os trabalhadores que atinja diversos eventos de perda e também beneficiar aqueles que estão no mercado informal. "Uma boa idéia seria criar um cadastro Nacional do Trabalhador Empregável, indispensável para se definir uma política de emprego consistente e realista", sugeriu.

27/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


CÂNDIDO ANALISA CAUSAS DO DESEMPREGO NO BRASIL

CASILDO MALDANER ANUNCIA ENCONTRO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS NO CEARÁ

Casildo Maldaner anuncia encontro para debater futuro do PMDB em Santa Catarina

COMISSÃO ESPECIAL VAI ESTUDAR CAUSAS DO DESEMPREGO

SIMON RECEBE APOIO A SUA PROPOSTA PARA DISCUTIR CAUSAS DO DESEMPREGO

COMISSÃO ESPECIAL QUE ESTUDA CAUSAS DO DESEMPREGO REÚNE-SE NESTA TERÇA-FEIRA