SIMON RECEBE APOIO A SUA PROPOSTA PARA DISCUTIR CAUSAS DO DESEMPREGO



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu hoje (dia 12), em plenário, suaproposta de criação de uma Comissão Especial do Senado para estudar a questão do desemprego no país. "Desde que apresentei meu requerimento, no início desta semana, fiquei impressionado com o número de pessoas e entidades que a mim têm se dirigido, destacando a necessidade do debate e da discussão desta matéria", acrescentou.

Para o senador, é preciso discutir a questão no seu aspecto global e buscar, principalmente, alternativas para se abrirem novos mercados de trabalho, a exemplo do que fez a Itália, onde, apesar das grandes fábricas como a Fiat, está na microempresa a força de sua economia.

Depois de observar que o Brasil sempre teve problema de desemprego, mas nunca havia chegado aos números atuais, Simon apontou entre causas do agravamento da situação o avanço tecnológico, a globalização de uma maneira geral, a falta de incentivos à pequena e microempresa, além da migração do campo para as cidades, como causas do desemprego.

Na opinião do senador, o Brasil deveria criar um setor especial para estudar o que é melhor para o país e o que se deve fazer diante da globalização. A seu ver, a importação "desenfreada" tem fechado fábricas e desempregado muita gente, e é preciso proteger alguns setores produtivos nacionais, a exemplo do que fez a União Européia com o setor de autopeças.

Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) disse que a capacidade de importação do Brasil deveria ser usada para aumentar o seu poder de barganha, assinalando que algumas barreiras sanitárias, como do exemplo do mamão papaia, não passam na verdade de barreiras comerciais dos países desenvolvidos.

Já o senador Osmar Dias (PSDB-PR) observou que as importações sem critérios têm causado, além do desemprego, a evasão de divisas, como aconteceu com o leite importado. E afirmou que esse tipo de importação também "desmantelou" a estrutura do setor algodoeiro e da indústria no país. Por sua vez, o senador Levy Dias (PPB-MS) disse que a "grande dívida de Fernando Henrique Cardoso tem sido para com o setor produtivo de alimentos", e que o desemprego pode ser combatido com uma política rural diferenciada.



12/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON PROPÕE COMISSÃO PARA DISCUTIR DESEMPREGO

SIMON PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARA DISCUTIR O DESEMPREGO

ARRUDA RECEBE APOIO PARA PROPOSTA DE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

CÂNDIDO ANALISA CAUSAS DO DESEMPREGO NO BRASIL

COMISSÃO ESPECIAL VAI ESTUDAR CAUSAS DO DESEMPREGO

MALDANER ANALISA CAUSAS DO DESEMPREGO E ANUNCIA ENCONTRO