Maldaner defende mudança de foco da defesa civil



Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu ações de prevenção para evitar novas perdas com a chuva, como as que têm ocorrido em Santa Catarina, onde estima-se que quase 980 mil pessoas foram atingidas. O senador elogiou o exemplo dos governos federal e estadual, por terem colocado o interesse público acima das diferenças partidárias para tratar a questão, mas afirmou que a ajuda após os desastres não é suficiente.

- Por maior que seja a boa vontade e o interesse em auxiliar, isso não basta. Precisamos mudar o paradigma das políticas de defesa civil. Temos que prevenir para não remediar - afirmou o senador ao comentar a liberação de R$ 30 milhões pelo Ministério da Integração nacional para as áreas afetadas.

O senador destacou os trabalhos da Comissão Especial de Defesa Civil do Senado, da qual é relator. O colegiado realizou audiências públicas em locais atingidos por desastres naturais em todas as regiões do país. Maldaner informou que a comissão elabora proposta que pode resultar em um novo marco legal na defesa civil no país.

Entre as ações citadas pelo senador estão o desenvolvimento e implantação de sistemas de monitoramento; treinamento de pessoal e alocação de recursos e materiais para a defesa civil; a criação de uma força nacional para atuar nas áreas atingidas; e o estudo de medidas para garantir a segurança orçamentária à Defesa Civil, entre elas, a criação de um fundo descentralizado entre união, estados e municípios.



13/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Defesa civil: Casildo Maldaner sugere foco na prevenção e fundo contra calamidades

Maldaner defende reestruturação urgente da Defesa Civil

Maldaner defende projeto que cria o Fundo de Defesa Civil

Maldaner defende mais recursos para a Defesa Civil

Maldaner defende imposto sobre seguros para financiar defesa civil

MALDANER QUER FORTALECIMENTO DA DEFESA CIVIL