Maldaner diz que A Saga dos Guarani resgata memória nacional



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que o lançamento do livro A Saga dos Guarani, do jornalista Paulo Ramos Derengoski, publicado pela Editora Insular, resgata a memória nacional, à medida em que relata a implantação de uma república que contou com a participação dos jesuítas para desafiar o domínio colonial ibérico. A obra, na opinião do senador, contraria o dito de que a história não fala dos vencidos, e traz à luz verdades sobre as Missões Jesuíticas que, por mais de dois séculos, atuaram em território brasileiro, argentino e uruguaio.

- Os trechos na história da colonização do Cone Sul narrados falam de perto não apenas à memória, mas também ao sangue dos brasileiros, uruguaios e portenhos, cujos conquistadores sufocaram, a tiros de canhão e a golpes de adaga, uma experiência civilizatória única no seu gênero, exclusiva em suas dimensões, em todos os lugares, em todos os tempos - disse o senador.

O autor também oferece, observou, um breve relato da história de Giuseppe e Anita Garibaldi, heróis libertários da Itália e do Brasil, respectivamente. O senador criticou os autores da História do Brasil que é ministrada na rede escolar, sustentando que o que eles narram é a História que convém ao colonizador: "Não surgiu até hoje, segundo me consta, uma síntese da História do Brasil contada do ponto de vista das costas e não do rebenque", disse.

Casildo Maldaner lembrou que tem uma proposição com objetivo de estimular a publicação de relatos históricos e culturais das mais diversas regiões do Brasil. Trata-se do Projeto de Resolução n° 67, de 1996, que permite à Gráfica do Senado imprimir, a preços de custo e dentro da cota de cada parlamentar, obras de interesse histórico e cultural. Ele pediu à Mesa para que esse projeto tramite na Casa e possa ser aprovado. O projeto, acrescentou, é "um eficaz antídoto da globalização que experimentamos, a qual tende a sepultar de vez a cultura nacional, feita do somatório das culturas microrregionais".



27/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Coleção Paulista resgata a memória política e a história de São Paulo

Memória da Imprensa, do Arquivo Público do Estado, resgata notícias da década de 20

Projeto resgata cultura nacional para brasileiros que vivem na Bélgica

Língua Guarani Mbyá será reconhecida como bem imaterial do patrimônio nacional

Biblioteca Nacional: guardiã da memória dos brasileiros

Seminário Nacional debaterá Museus e Centros de Memória