MALDANER INFORMA QUE COMISSÃO FARÁ LEVANTAMENTO SOBRE OBRAS INACABADAS



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) informou que uma Comissão Temporária realizará, a partir de agosto, um amplo levantamento sobre as recomendações feitas pela Comissão das Obras Inacabadas. Maldaner, que foi relator da comissão, explicou que, depois de cinco anos de concluído o trabalho, está na hora de se verificar se "a tarefa foi ou não realizada em vão". Para tanto, disse o senador, foram expedidos ofícios a todos os ministros e presidentes de tribunais de contas dos estados solicitando a relação das obras inacabadas de ministérios e órgãos subordinados.
- Na reabertura do Congresso, na próxima semana, voltaremos a mostrar, mais uma vez, as impurezas da gestão administrativa, que refletem a aplicação leviana, não raro de má fé, dos recursos públicos. Com isso, esperamos contribuir para que se alterem os processos e métodos e, sobretudo, se entenda que aquilo que é comum não pode ser tratado como se fosse propriedade individual - afirmou.
Segundo o senador, a comissão teve a missão de inventariar as obras não concluídas, custeadas pela União, e visava coibir o desrespeito do administrador público aos princípios constitucionais, dentre os quais o da moralidade pública, face ao desperdício dos recursos e a manipulação político-eleitoral das obras inacabadas.
- Viajamos por todo o país e, nos levantamentos realizados, tivemos a preocupação de descrever cada obra, registrando o dia de seu início, a data de paralisação, o percentual concluído e o valor estimado para terminá-la, sem esquecer os ricos testemunhos das comunidades potencialmente interessadas. Tudo isso constituiu-se numa fiel radiografia do inventário realizado - esclareceu o senador.
Maldaner informou que, no relatório da comissão, foram identificadas as principais causas do que classificou como "deplorável desperdício". Dentre elas, foram citadas a desordem das finanças públicas; a descontinuidade dos programas administrativos; a falta de ação fiscalizadora do Congresso; o evidente super-faturamento nos preços das obras contratadas; e os "esquemas" montados a partir de dotações orçamentárias globais destinadas à concessão de transferências negociadas.

28/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER INFORMA QUE COMISSÃO FARÁ LEVANTAMENTO SOBRE OBRAS INACABADAS

Fiscalização anual do TCU começou por sugestão de comissão do Senado sobre obras inacabadas

Cartilha sobre obras do PAC no Piauí mostra obras inacabadas ou que sequer começaram, afirma Heráclito

COMISSÃO DE OBRAS INACABADAS VISITA NO RS USINA DE JACUÍ

Comissão fará audiência sobre veto presidencial à proibição de repasse de recursos a obras com suspeita de irregularidade

Comissão deverá analisar projeto que prevê a criação de relatório com obras públicas inacabadas