Maldaner informa que MJ vai ouvir prefeitos sobre questão fundiária com a Funai



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comunicou ao Plenário que o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, confirmou audiência para esta quarta-feira (27), às 17h, com parlamentares, prefeitos e vereadores de Santa Catarina, para tratar de questão fundiária relativa à pretensão da Fundação Nacional do Índio (Funai) de criar reserva indígena em uma área do oeste do estado.

De acordo com o parlamentar, a região abrange vários municípios fundados há décadas, o que impossibilitaria a desapropriação de terras, pelo valor a ser gasto e pela grande quantidade de cidades envolvidas no processo de indenização. A Funai, informou, no entanto, teria feito levantamentos antropológicos que apontam a área questionada como uma reserva indígena.

Surpreendidos com o levantamento de informações por parte da Funai, prefeitos e vereadores estão em Brasília, segundo o senador, tentando barrar a pretensão da fundação, antes que ocorram conflitos sangrentos.

- É preciso bom senso para tratar esse problema, pois é melhor duas horas de diálogo do que cinco minutos de tiroteio. Espero que encontremos a melhor solução para os moradores das cidades da região do oeste de Santa Catarina e para os índios - frisou.

Livro

Casildo Maldaner também registrou o lançamento do livro A Saga dos Guarani, de autoria do jornalista Paulo Ramos Derengoski. A obra relata a implantação de uma república nos moldes dos ideais platônicos: as reduções jesuíticas, que desafiaram por mais de dois séculos, em território brasileiro, uruguaio e argentino, o domínio colonial ibérico.

- Feliz na escolha, Paulo Derengoski traz à luz, em suas breves páginas, verdades sobre as Missões Jesuíticas até então silenciadas ou mal contadas, sabe-se lá a serviço de que interesses - disse.

O senador ainda solicitou à Casa que projeto de lei de sua autoria, que permite à Gráfica do Senado imprimir, a preços de custo, obras de interesse histórico e/ou cultural, volte a tramitar.



26/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão analisa relatório parcial sobre questão fundiária na quarta

Sarney pede reflexão sobre a questão fundiária no país e defende MST

Subcomissão da Amazônia e Faixa de Fronteira vota relatório sobre questão indígena e fundiária

Senado vai ouvir ministro sobre questão do aço

CRE VAI OUVIR MINISTRO SOBRE QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

MALDANER INFORMA QUE COMISSÃO FARÁ LEVANTAMENTO SOBRE OBRAS INACABADAS