MALDANER: PMDB DEVE DISCUTIR CANDIDATURA PRESIDENCIAL PRÓPRIA



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse hoje (dia 16) ser impossível que o seu partido decida imediatamente se apoiará ou não a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso, como cobrou, pela imprensa, o ministro das Comunicações, Sérgio Motta. "É uma exigência muito dura do ministro", disse.

- Uma decisão tão importante como essa não pode ser tomada de sopetão. Não há a possibilidade de que governadores e parlamentares isolados decidam sobre a questão; deve ser uma solução conjunta. Poderemos até discutir isso em uma convenção nacional - afirmou.

Maldaner lembrou que no início de 95 o PMDB reuniu seu conselho político e decidiu participar do governo Fernando Henrique Cardoso,"mas o tema da reeleição não estava em pauta, pois é um fato recente". Ele afirmou que o partido está cumprindo o acordo de apoiar o presidente.

- É até um contra-senso o PMDB, que lutou tanto por eleições diretas, não lançar candidato próprio à presidência. Poderemos até decidir que não teremos candidato, mas devemos debater o assunto com calma, afinal a eleição é apenas em outubro do ano que vem - concluiu.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) considerou que seria "saudável" para o PMDB e para a democracia brasileira se o partido lançasse candidato próprio, pois, acentuou, haveria mais alternativas para o debate com Fernando Henrique.



16/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República

Suassuna anuncia reunião do PMDB para discutir candidatura própria

Lando defende candidatura própria do PMDB

Mão Santa defende candidatura própria do PMDB à Presidência

Mauro Miranda defende candidatura própria do PMDB

REQUIÃO DEFENDE CANDIDATURA PRÓPRIA PARA O PMDB