Manifestantes marcham para protestar contra a corrupção



A 2ª Marcha contra a Corrupção e a Impunidade tomou a Esplanada dos Ministérios na quarta-feira (12) em Brasília. Segundo a Polícia Militar, mais de 11 mil pessoas participaram do evento em defesa do fim do voto secreto no Poder Legislativo, da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e da manutenção das atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os manifestantes saíram da Praça da República e foram até a Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo; o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário; e o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo.

Segundo a idealizadora do evento, Lucianna Kalil, a ideia de ir às ruas contra a corrupção ganhou força, inicialmente, por meio de redes sociais na internet. “O povo se movimenta para tanta coisa, consegue se juntar para tomar cerveja, para ver uma partida de futebol, para fazer outros tipos de marchas. E por que não se juntar contra a corrupção que é um mal que afeta todo mundo, ricos e pobres?”, indagou. De acordo com Luciana, o movimento é apartidário e o dinheiro necessário para a sua realização veio da venda de camisetas para organizar a marcha.

 

Marcha em São Paulo

Centenas de pessoas também ocuparam parte do Museu de Arte de São Paulo (Masp) em uma manifestação contra a corrupção. Com faixas, cartazes e apitos, eles pediam, principalmente, a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012, e o voto aberto em todas as votações do Congresso Nacional.

O ato, segundo a Polícia Militar, reuniu cerca de 1000 pessoas, interrompeu o tráfego em quatro das oito faixas da Avenida Paulista. A maioria das faixas e cartazes levados pelos manifestantes trazia frases como: “Corrupção é Crime”, “Até Quando Você Não Vai Fazer Nada?” e “Mensaleiro na Cadeia”.


Fonte:
Agência Brasil



13/10/2011 11:29


Artigos Relacionados


Simon pede a estudantes que continuem a protestar contra a corrupção em Brasília

Pedro Simon volta a conclamar a sociedade a protestar contra a corrupção

Primeiros manifestantes protestam contra corrupção e projeto da 'cura gay'

Mário Couto volta a protestar contra insegurança no Pará

Senadores voltam a protestar contra falta de tempo para analisar MPs

Suplicy responde a cidadão que o abordou para protestar contra os políticos e os altos impostos