Mantega avalia que alta recente do dólar pode beneficiar indústria brasileira



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avalia que a recente alta do dólar, nesta quinta-feita (10) em R$ 1,95, vai beneficiar a indústria brasileira e não é motivo de preocupação para o governo. Ele também não vê problema no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, que teve alta de 0,64%.

“Nós tivemos uma elevação em abril em relação ao mês anterior, porém foi inferior ao mesmo mês do ano passado. Continuamos com inflação bem menor que em 2011. Existem razões, como a elevação do preço do cigarro, do feijão, [do salário da] empregada doméstica. Alguns itens que elevaram [o índice]”, disse.

Para o ministro, a inflação continuará em uma trajetória menor do que no ano passado, quando registrou 6,5% [IPCA]. Segundo ele, o que mais preocupa o governo ainda é a situação internacional, principalmente no continente europeu.

“ [Os europeus] estão se defrontando com o agravamento da crise que não conseguiram resolver. A estratégia de só fazer ajuste fiscal, com corte de gasto, demissão de pessoas e corte de salários não funciona”, destacou. De acordo com Mantega, existe na zona do euro uma “dura realidade, que derrubou primeiros-ministros e presidentes”.

Mantega defende que haja uma mudança de estratégia dos países europeus para combater a crise, pois o desemprego continua grande na região e os problemas econômicos não foram resolvidos, inclusive na Espanha e na Grécia. “As políticas de austeridade não funcionam. Austeridade só levou à mais austeridade. Não levou à mais recuperação. A dívida desses países, em vez de cair, subiu”, observou.

O ministro comentou o posicionamento do socialista François Hollande, vitorioso nas eleições presidenciais francesas, avaliando-o como correto por defender que não basta fazer ajustes fiscais e reduzir despesas sem dar estímulos à economia para enfrentar a crise, como vem sendo feito no Brasil.

 

Fonte:
Agência Brasil



10/05/2012 19:21


Artigos Relacionados


Mantega nega possibilidade de ajuste nos preços dos combustíveis devido a alta do dólar

Fazenda diz que IOF pode aumentar se entrada de dólar continuar alta

Mantega: “Governo não vai abandonar a indústria brasileira’

Sucateamento da indústria brasileira é real, avalia economista em audiência

Alta tecnologia marca o aniversário da Indústria Aeronáutica Brasileira

CAS debate negociação que pode interferir em toda a indústria petroquímica brasileira