Mantega: “Governo não vai abandonar a indústria brasileira’



Abordado por vários senadores acerca da diminuição na atividade industrial brasileira nos últimos anos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que o governo “não vai abandonar a indústria brasileira”.

Francisco Dornelles (PP-RJ), Armando Monteiro (PTB-PE), Blairo Maggi (PR-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Crsitovam Buarque (PDT-DF) foram alguns dos senadores que se referiram à desindustrialização nacional na sabatina do ministro da Fazenda na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

- Estamos preocupados com o sofrimento da indústria. Não vamos abandonar a indústria, o Brasil não vai ficar sem indústria – afirmou Mantega antes de garantir que o Brasil continuará sua “trajetória de desenvolvimento sustentável” sem esquecer o setor industrial.

Um dos principais desafios brasileiros, segundo Mantega, é manter em crescimento os investimentos em infraestrutura, principalmente em transportes e em geração energética.

- O setor industrial brasileiro é o que mais está sofrendo com a crise mundial – acrescentou.

Ele disse que o país está importando mais manufaturados do que importa e que esse é um problema de difícil enfrentamento, principalmente frente a grandes países que promovem manipulação cambial e políticas de expansão monetária. Por isso, o ministro defende “medidas de defesa comercial” permitidas pela Organização Mundial do Comércio.

- Não podemos fazer papel de bobos, mesmo sendo partidários do câmbio flutuante – disse.



13/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mantega avalia que alta recente do dólar pode beneficiar indústria brasileira

Governo participa de debate sobre as perspectivas da indústria brasileira

Valadares: governo da solidariedade não pode abandonar vítimas de enchentes

Governo dedica atenção especial à indústria brasileira, afirma presidenta Dilma

Saturnino elogia decisão do governo de encomendar petroleiros à indústria naval brasileira

Plano quer dar condições para indústria competir em pé de igualdade com importados, diz Mantega