Mão Santa acusa governo de ter seqüestrado atletas cubanos



O senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (9), a decisão do governo brasileiro no caso dos dois boxeadores cubanos participantes dos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro que foram enviados de volta ao seu país. O senador frisou que o governo ignorou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, ferindo vários de seus artigos, entre os quais os da liberdade de ir e vir.

- Hoje na Comissão de Direitos Humanos [e Legislação Participativa] se discutia o ato violento e criminoso de prender dois irmãos nossos. Seqüestraram e devolveram ao seu país - disse o senador, para quem a liberdade, uma das maiores conquistas da humanidade, lhes foi roubada.

O senador recomendou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que leia pelo menos alguns artigos da Declaração da ONU, particularmente o artigo 13 - em uma referência ao número do Partido dos Trabalhadores e ao fato de o presidente Lula ter dito em determinada ocasião que não gostava de ler. O artigo diz: "I - Todo homem tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
II) Todo o homem tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar".

Mão Santa citou também o artigo 3 - "Todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal" - e o artigo 9 - "Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado" - para demonstrar a ilegalidade do ato do governo brasileiro ao enviá-los de volta a Cuba tão rapidamente, o que contrariaria a tradição diplomática brasileira.

Corrupção

Mão Santa também registrou em seu pronunciamento pesquisa realizada pelo blog do jornalista Ricardo Noblat sobre afirmação feita por ele, em discurso no Plenário, de que "nunca se roubou tanto neste país". Dos internautas que participaram da pesquisa, informou o senador, 88% concordaram com a afirmativa, 11,8% discordaram e 18% responderam que queriam pensar melhor.

- Não é só dinheiro que se rouba; roubam-se direitos adquiridos, o que é mais essencial, rouba-se liberdade - lamentou o parlamentar.



09/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito reitera críticas à deportação de atletas cubanos

CRE voltará a discutir envio de atletas cubanos a Havana

Heráclito lê nota do Democratas contra deportação de atletas cubanos

Mão Santa acusa governo federal de descaso com prefeitos

Ministro da Justiça deverá esclarecer volta de atletas cubanos a Havana

Bornhausen acusa governo Lula de discriminar Santa Catarina