Heráclito lê nota do Democratas contra deportação de atletas cubanos



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) leu, em Plenário, nota do seu partido manifestando indignação com a decisão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de deportar os dois atletas cubanos que fugiram durante a realização dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, ocorridos em julho.

"Os Democratas consideram que será de integral responsabilidade do governo Lula os constrangimentos físicos e psicológicos impostos aos atletas cubanos, bem como qualquer tipo de punição política que venham sofrer em seu país",afirma o partido na nota.

O partido condenou o fato de ter sido usado "o aparato de inteligência" do Estado para localização, captura e deportação dos boxeadores Guillermo Rigoundeaux e Erislandy Lara sem que tivessem a chance de esperar por um habeas corpus - que seria concedido nesta segunda-feira (6) - paraganharem tempo e regularizarem sua situação. Eles voltaram a Cuba no sábado (4).

Heráclito pediu que na próxima reunião da CRE seja aprovada a convocação dos responsáveis por esse ato, que a seu ver foi "ilegal e contra as liberdades do país". O parlamentar frisou que os atletas poderiam contar com advogados para se defender, mas foram mantidos sob vigilância e deportados rapidamente.

- Não sei o que o Partido dos Trabalhadores poderá agora dizer sobre direitos humanos. Que autoridade terá para voltar a falar em praça pública sobre liberdade. O cerceamento da vontade desses dois atletas representa e justifica a vaia que o presidente Lula levou no Maracanã - disse.

Em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou a retirada dos atletas cubanos da Vila do Pan antes do encerramento dos jogos, o que classificou como "coisa de ditador". O senador Raiumundo Colombo (DEM-SC) disse ter-se decepcionado com as desigualdades e a falta de liberdade que viu em sua visita à Cuba, quando jovem. Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou do que ocorreu com Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes, deportada para a Alemanha na década de 30 e executada em uma câmara de gás, e disse temer que os jovens cubanos tenham futuro semelhante.



06/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito reitera críticas à deportação de atletas cubanos

Heráclito Fortes critica deportação de boxeadores cubanos

Heráclito lembra deportação de boxeadores cubanos e aponta incoerência do governo brasileiro

Arthur Virgílio diz que PSDB decide nesta terça se vai obstruir votações e condena deportação de cubanos

Heráclito critica declaração de Lula sobre o Democratas

CRE voltará a discutir envio de atletas cubanos a Havana