CRE voltará a discutir envio de atletas cubanos a Havana



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) voltará a discutir, na próxima semana, a questão do envio de volta a Cuba de dois atletas cubanos que participaram dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que distribuiu aos integrantes do colegiado cópias de resposta do Ministério da Defesa a requerimento de informações enviado pela CRE.

Juntamente com a resposta oficial, de caráter sigiloso, o presidente da comissão enviou aos senadores cópias de depoimento ao Senado do ministro da Justiça, Tarso Genro, em agosto do ano passado, e de reportagem publicada pela revista IstoÉ sobre o mesmo tema. Segundo a reportagem, o governo cubano deve ter obtido informação privilegiada do governo brasileiro, uma vez que o avião que levou de volta a Havana os dois boxeadores cubanos - Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux - chegou ao aeroporto do Galeão menos de 24 horas depois do anúncio da detenção dos dois atletas.

- Existe uma distorção entre o que disse o ministro da Justiça e o que publica a revista IstoÉ. Vamos discutir que providências devemos tomar - afirmou Heráclito Fortes logo após abrir a reunião da comissão.

21/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Justiça deverá esclarecer volta de atletas cubanos a Havana

Heráclito reitera críticas à deportação de atletas cubanos

Mão Santa acusa governo de ter seqüestrado atletas cubanos

Heráclito lê nota do Democratas contra deportação de atletas cubanos

Sem acordo, CMO só voltará a discutir orçamento em fevereiro

Congresso voltará a discutir regras para 'royalties' de petróleo