Mão Santa anuncia o fim da Tribuna da Imprensa
O senador Mão Santa (PMDB-PI) anunciou "com tristeza" o fim do jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro. Ele destacou a "beleza histórica" do periódico, que "surgiu para acabar com a ditadura (de Getúlio) Vargas e enfrentou a (ditadura) militar".
Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o parlamentar lembrou que o dono da publicação, o jornalista Hélio Fernandes, é "um patrimônio na vida jornalística", perto dos 90 anos de idade. O representante pelo estado do Piauí afirmou que o jornal "nunca se curvou a poder nenhum".
Mão Santa também lembrou o atentado sofrido pelas oficinas do jornal em 1981, durante o regime militar. De acordo com o senador, o periódico cobra, na Justiça, indenização do governo pelos danos sofridos, mas, a seu ver, o sistema judiciário tem atrasado o pagamento. Ele criticou o governador do Rio de Janeiro, o ex-senador Sérgio Cabral, de seu partido - "democrata, filho de jornalista", lembrou -, por "permitir essa ignomínia".
Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que faria seu discurso sobre a Tribuna de Imprensa. Pediu que fosse transcrita nos anais do Senado entrevista concedida por Hélio Fernandes ao jornal Zero Hora, na qual ele diz que, caso a Justiça atendesse a sua demanda referente à indenização, o jornal teria recursos para voltar à normalidade.
Mão Santa lembrou que o jornal, embora não mais impresso, continua a veicular notícias na Internet, e que ele próprio lê os textos todos os dias. Na presidência da sessão, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) sugeriu que Simon e Mão Santa apresentassem requerimento para realização de uma audiência pública sobre o fechamento do jornal. Para Mesquita Jr, o periódico tem "uma importância histórica".
09/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vai homenagear Tribuna da Imprensa
CABRAL SAÚDA CINQUENTENÁRIO DA TRIBUNA DA IMPRENSA
Sarney lamenta o fechamento da 'Tribuna da Imprensa'
Cabral reivindica homenagem aos 50 anos do jornal Tribuna da Imprensa
Artigo na imprensa sobre morte do tenista Thomás Engel causa debate na tribuna
Presidente do Senado homenageia os jornalistas Villas-Bôas Corrêa e Hélio Fernandes e lamenta fechamento da 'Tribuna da Imprensa'